180
Depoimento Explicitação das questões
abordadas
Sentimentos nomeados
pelos participantes do
grupo
Sentimentos
captados pelo
pesquisador
Categorias
A gente pôde repartir com os colegas as dificuldades que a
gente sentia, mas algumas vezes faltava essa questão de
informação, de explicar mesmo como é que era as
questões formais de prática de estágio. E esse ano eu não
tenho nada a reclamar.
- A supervisora esse ano é muito... a supervisão está sendo
muito legal. A gente tem espaço. Embora todo mundo
quer falar. Às vezes uma fala mais e não dá espaço para
outra e fica aquela: “mas eu quero falar, mas eu quero
falar”. E não dá tempo. O tempo é muito curto. A gente
começa a falar e o outro já começa a falar e aí a gente não
terminou de falar ainda as nossas angústias, a gente quer
continuar. Mas aí tem que dar espaço para todo mundo.
Então algumas vezes, alguns colegas acho que não... a
angústia é tanta que não consegue perceber isso, que tem
outros que também querem participar. Mas a supervisora é
muito boa e tem orientado a gente até na própria prática lá,
como é que a gente pode fazer um levantamento, como é
que se... o que a gente muitas vezes não tem na supervisão
de campo, ela orienta.
- Então M. Eu queria falar é que no ano passado eu
também fiz a supervisão junto com a L. tudo e assim: de
início, a gente não tem aquela experiência de o que é uma
supervisão acadêmica. A gente lê, eu li pelo menos, (?).
então, mas assim, na prática (?) tudo e está o professor
junto. Então assim, fica uma coisa meio perdida. E assim,
diante de tanta dinâmica. Então assim... as nossas coloca...
fazia dinâmica e tudo, apresentava e tal. E assim, que
apareceram muito as nossas emoções. Então era um
trabalho de emoções. A gente não aprende uma técnica, a
como estar lidando com a questão da rede, como que nós
poderíamos estar abordando o supervisor de campo,
assim, nos colocando. Eu senti falta disso.
- Emoções vividas no grupo de supervisão
acadêmica: a gente chorou junto e riu junto.
- a gente pôde repartir com os colegas as dificuldades
que a gente sentia
- Mas algumas vezes faltava a questão da informação,
de explicar mesmo como é que era as questões
formais de prática de estágio
- Supervisão acadêmica: há o espaço para falar
- Grupo de supervisão acadêmica:
. Todo mundo quer falar. Às vezes uma fala e não dá
espaço para outra.
- Supervisão acadêmica – Não dá tempo, falta de
tempo para falar, o tempo é muito curto.
- Dinâmica do grupo de supervisão:. regra do grupo –
setting grupal (falar um de cada vez):
. a gente quer falar e outro começa a falar quando a
gente não terminou ainda, a gente quer continuar.
. o outro não percebe que o colega estava falando
antes dele.
- Supervisor acadêmico – orienta a gente na própria
prática, (...) o que a gente muitas vezes não tem na
supervisão de campo, ela orienta.
- Conteúdo da supervisão acadêmica: orienta como é
que a gente pode fazer um levantamento
- Supervisão acadêmica do ano passado: o aluno não
tem aquela experiência de o que é uma supervisão
acadêmica
- Condução do supervisor acadêmico: Fazia dinâmica
para todas nossas colocações
- Conteúdo da supervisão acadêmica: apareceram
muito as nossas emoções. Então era um trabalho de
emoções.
- Conteúdo da supervisão acadêmica: a gente não
aprende uma técnica, como estar lidando com a
questão da rede, como que nós poderíamos estar
abordando o supervisor de campo, assim, nos
colocando. Eu senti falta disso.
- Falando do grupo para falar de si:
sentiram tristezas e alegrias juntos
- Falando do grupo para falar de si:
sente que pode contar com o grupo,
que pertence ao grupo
- Falando de si: sentiu tristeza, pesar
pela falta de informação da prática
- Falando de si: satisfação de ter
espaço para falar
- Falando do outro: desaprovação
para com aquele que fala demais
- Falando de si: insatisfação pela
falta do tempo para falar
- Falando do outro para falar de si:
. sente-se desrespeitada pelo colega
. sente-se ansiosa para expor suas
angústias
. sente necessidade de falar
- Falando do outro: sente muita
angústia (ansiedade) para falar
- Falando do outro para falar de si:
. sente-se satisfeita e apoiada pela
supervisão recebida
-. Sente muitas vezes falta da
orientação do supervisor de campo
- Falando do outro para falar de si:
de início sentiu-se perdida, insegura
na supervisão acadêmica do ano
passado
- Falando de si: insatisfeita com
tanta dinâmica
- Falando de si: desaprovação com a
forma de conduzir do supervisor
acadêmico
- Falando de si: expectativa em
aprender sobre a prática
- Falando de si: sente que
pertence ao grupo
- Falando do outro para falar de
si: apóia, defende aqueles
colegas que desejam falar e não
conseguem
- Falando de si: sente-se
contrariada em ter que parar de
falar para dar chance ao outro.
- Falando do outro para falar de
si: compreensão que fala
quando o outro não terminou de
falar
- Falando de si: sentiu-se
insegura para questionar a
condução da supervisão
acadêmica no ano passado
Interação
Grupo e
aluno
Condução do
supervisor
acadêmico
Estratégia da
supervisão
acadêmica
Conteúdo da
supervisão
acadêmica