SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................................................13
2 OBJETIVO.................................................................................................................................................16
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ................................................................................................................18
3.1 REDES SOCIAIS...........................................................................................................................................18
3.1.1 As redes na história recente do Brasil ................................................................................................ 18
3.1.2 Novas abordagens e conceitos: as redes sociotécnicas...................................................................... 19
3.1.3 As intersecções entre o social e a tecnologia nas redes..................................................................... 22
3.2 SOFTWARE LIVRE E DE CÓDIGO ABERTO ................................................................................................. 24
3.2.1 Bem público.......................................................................................................................................... 25
3.2.2 Incentivo e carreira.............................................................................................................................. 25
3.2.3 Processo produtivo e modularização .................................................................................................. 27
3.2.4 Liderança e governança....................................................................................................................... 29
3.2.5 Aprisionamento .................................................................................................................................... 30
3.2.6 Efeito rede e feedback positivo ............................................................................................................ 31
3.2.7 Modelo de negócio ............................................................................................................................... 32
3.2.8 Licença.................................................................................................................................................. 35
3.3 ENGENHARIA DE SOFTWARE .....................................................................................................................37
3.3.1 Especificação de requisitos de software.............................................................................................. 37
3.3.2 Gerenciamento de software ................................................................................................................. 39
3.3.3 Modularização ou componentização................................................................................................... 40
4 A RELEVÂNCIA DO CASO ESTUDADO...........................................................................................42
4.1 O MARCO LEGAL DO SISTEMA DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE.......................42
4.2 A FUNDAÇÃO TELEFÔNICA .......................................................................................................................46
4.3 O PROGRAMA PRÓ-MENINO .....................................................................................................................47
4.3.1 O que é o Pró-Menino.......................................................................................................................... 47
4.3.2 Aspectos relevantes do Projeto Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente do Pró-Menino
(RA/Pró-menino) ................................................................................................................................................. 48
4.3.3 A avaliação da etapa de 1999 a 2005 ................................................................................................. 49
4.3.4 Inovações e expectativas do projeto para a nova etapa (ano de 2006)............................................. 51
5 METODOLOGIA .....................................................................................................................................55
5.4 ORIENTAÇÕES DA METODOLOGIA .............................................................................................................55
5.4.1 Campo ideal do método ....................................................................................................................... 55
5.4.2 Similaridades e diferenças entre pesquisa-ação e consultoria .......................................................... 56
5.4.3 O rigor em pesquisa-ação.................................................................................................................... 57
5.5 COMO A PESQUISA-AÇÃO É REALIZADA ....................................................................................................58
5.5.1 Infra-estrutura Cliente-Sistema (ou ambiente de pesquisa)............................................................... 59
5.5.2 Diagnóstico........................................................................................................................................... 59
5.5.3 Plano de Ação....................................................................................................................................... 59
5.5.4 Tomada de Ação................................................................................................................................... 59
5.5.5 Avaliação.............................................................................................................................................. 60
5.5.6 Especificando o aprendizado............................................................................................................... 60
6 PESQUISA-AÇÃO E O CASO ESTUDADO........................................................................................63
6.1 A ADEQUAÇÃO DA ABORDAGEM AO CASO................................................................................................63
6.2 OS SETE PONTOS-CHAVE NO CASO ESTUDADO..........................................................................................63
6.3 DEFINIÇÃO DO AMBIENTE DE PESQUISA ....................................................................................................64
6.4 DIAGNÓSTICO ............................................................................................................................................65
6.5 PLANO DE AÇÃO.........................................................................................................................................67
6.6 TOMADA DE AÇÃO .....................................................................................................................................68
6.6.1 Mogi das Cruzes................................................................................................................................... 69
6.6.2 São Carlos ............................................................................................................................................ 70
6.6.3 Diadema................................................................................................................................................ 72
6.6.4 Encontro extra focado em tecnologia.................................................................................................. 74
6.6.5 Bebedouro............................................................................................................................................. 75