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távamos fazendo, paulatinamente, era ir treinando as pessoas
e ir conquistando os professores para o uso da TV Escola, o
que haveria de render frutos importantes, como os que estamos
colhendo agora.
Quero chamar a atenção para o fato de que, além de termos
lançado esse programa, tivemos a coragem de submetê-lo à avali-
ação independente externa: a Universidade Estadual de Campi-
nas, através do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas - Nepp,
do qual é dirigente a professora Sônia Draibe, realizou, no ano
passado e neste ano, uma pesquisa em todo o Brasil sobre o al-
cance e o aproveitamento da TV Escola. Já no ano passado, os
dados eram muito significativos. Com apenas um ano de funcio-
namento a TV Escola tinha 75% dos equipamentos funcionan-
do, em uso na sala de aula, com alguma utilização no treinamento
de professores, ou seja, com alguma utilização pedagógica. Hoje,
temos muito mais. Recebemos, ontem, um relatório do Nepp, o
qual está à disposição de todos, que traz já dados mais significa-
tivos, mais importantes, sobre o aproveitamento da TV Escola.
Esse é um projeto que, na verdade, nasceu muitos anos atrás.
Quando eu era secretário de educação do Estado de São Paulo,
em 1985, lançamos o Projeto Ipê, de treinamento de professores
via televisão, utilizando, naquele momento, a TV Cultura de São
Paulo, aos sábados pela manhã. Evoluímos, agora, para esse siste-
ma de transmissão permanente, todos os dias, com programação
de alta qualidade. Na verdade, a TV Escola sintetiza e resume muitas
experiências de educação a distância, de treinamento a distância,
que viemos desenvolvendo nas últimas décadas no Brasil.
Quero destacar, também, um fato muito importante: o de que
a TV Escola passou, já a partir do ano passado, a ser um instru-
mento de integração de outros programas do Ministério da Edu-
cação. Refiro-me especificamente aos Parâmetros Curriculares
Nacionais, que foram definidos pelo Ministério, foram aprovados
pelo Conselho e hoje estão sendo veiculados pela TV Escola, trei-
nando e atualizando os professores com a metodologia, os princí-
pios, os objetivos definidos por essa proposta curricular. Este é o