119
( ) Cartas ( ) Videoconferência ( ) Telefone
( ) Fax ( ) E-mail ( ) Visitas a campo
2.5 Em sua opinião, quais os 5 canais ou instrumentos de comunicação que despertam maior
interesse nos beneficiários dos serviços de ATER? (Enumere em ordem crescente de prioridade:
1,2,3,4,5)
( ) Circulares ( ) Boletins informativos ( ) Reuniões em grupo
( ) Quadro de aviso/Mural ( ) Jornal interno ( ) Conversas face a face
( ) Memorandos ( ) Manuais ( ) Treinamentos
( ) Cartas ( ) Videoconferência ( ) Telefone
( ) Fax ( ) E-mail ( ) Visitas a campo
( ) Outros. Quais? ___________________________________________________________________
2.6 Os canais de comunicação desta instituição são adequados para atingir o público-alvo dos
projetos e/ou serviços de extensão?
(1) Não (2) Pouco (3) Regular (4) Muito (5) Totalmente
2.7 Nesta instituição está assegurada a comunicação em ambas as direções da escala hierárquica, de
cima para baixo e de baixo para cima?
(1) Não (2) Pouco (3) Regular (4) Muito (5) Totalmente
2.8 A comunicação interna é constituída pelos processos comunicativos realizados no interior das
organizações. Visa proporcionar meios para promover maior integração dentro da organização
mediante diálogo, à troca de informações e experiências e à participação de todos os níveis. Em sua
opinião, a comunicação interna é eficiente nesta instituição?
(1) Não (2) Pouco (3) Regular (4) Muito (5) Totalmente
2.9 A comunicação horizontal (entre pessoas do mesmo nível hierárquico) desempenha um conjunto
de propósitos dentro da organização. Entre eles, a coordenação de tarefas entre os diversos setores e
unidades de uma organização, a solução de problema vivenciado no dia-a-dia, a troca de
informações necessárias para o adequado desempenho das atividades e solução de possíveis conflitos.
Em sua opinião, a comunicação horizontal é utilizada com esses propósitos nesta instituição?
(1) Não (2) Pouco (3) Regular (4) Muito (5) Totalmente
2.10 O(a) senhor(a) sente-se CAPACITADO, ao ser entrevistado, a dar informações sobre o trabalho
realizado por esta instituição para outras pessoas?
(1) Não (2) Pouco (3) Regular (4) Muito (5) Totalmente
3. COMUNICAÇÃO EXTERNA DA INSTITUIÇÃO
3.1 Quais destes meios e procedimentos o(a) senhor(a) utiliza para obter informações técnicas?
(Enumere em ordem crescente de prioridade: 1,2,3,4,5...)
( ) Instituições de pesquisa ( ) Assessoria técnica
( ) Livros e outros documentos impressos ( ) Experiência dos agricultores/conhecimento local
( ) Internet e mídia eletrônica ( ) Pesquisa/experimento da própria instituição
( ) Outros. Quais? _____________________________________________________________________
3.2 Quais os 5 principais meios que o(a) senhor(a) utiliza para comunicar/informar os beneficiários
dos serviços de ATER? (Enumere em ordem crescente de prioridade: 1,2,3,4,5)
( ) Cartilhas ( ) Página na Internet ( ) Carta/memorandos
( ) Jornal ( ) Visitas técnicas ( ) Lista/grupo de discussão
( ) Programa de Rádio ( ) E-mail ( ) ICQ/ComVC/Instant Messenger (MSN)
( ) Telefone ( ) Videoconferência ( ) Produção de vídeos e audiovisuais
( ) Conversa face a face ( ) Folhetos ( ) Boletins
( ) Outros. Quais? ____________________________________________________________________
3.3 Como o(a) senhor(a) se relaciona/trabalha com os beneficiários dos serviços de ATER:
(1) Interpessoal (face a face) (3) Social (grandes grupos - associações, sindicatos etc.)
(2) Grupal ( pequena associação) (4) Outros. Quais? ___________________________________