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para a elaboração do projeto, horas para o desenvolvimento das atividades práticas previstas
para o campo de atuação e horas para a socialização das atividades realizadas em campo, na
forma de seminário. Importa destacar que são realizadas em sub-área(s) de formação do
enfermeiro e interesse do acadêmico em instituição conveniada, em conformidade com o
Colegiado de Coordenação do referido curso. Para melhor explicitar, o docente responsável
pelo estudante deste CCTP presta orientação na elaboração do projeto e relatório do estágio,
bem como realiza acompanhamento indireto das atividades práticas. A referência em campo
de prática é desempenhada por um enfermeiro do local, o qual emite um parecer avaliativo
por escrito, no final das práticas, acompanhado de uma nota de zero (0) a cem (100), levando
em consideração os critérios do desempenho acadêmico definidos pelo curso e mais algum,
caso achar necessário.
Tabela 1: Número de componentes teórico-práticos cursados/ou ministrados até o atual
semestre pelos entrevistados por subgrupo: docentes e acadêmicos. Reflexões sobre o
processo de avaliação dos CCPT do curso de Enfermagem da Unijuí. Ijuí (RS), 2006.
CCTP/IDENTIFICAÇÃO
Profes-
sor (a)
Acadê-
mico(a)
Total
Fisher’s
Exact
Test
Decisão
Esta-
tística
CC
Classi-
ficação
Enfermagem em Saúde do Adulto II
38,50% 91,70% 73,00% 0,001 ** 0,501 Média
Enfermagem em Saúde do Adulto I
38,50% 87,50% 70,30% 0,001 ** 0,496 Média
Fundamentos de Enfermagem II
30,80% 87,50% 67,60% 0,006 ** 0,456 Média
Enfermagem em Saúde Mental
7,70% 87,50% 59,50% 0,000 ** 0,613 Forte
Enfermagem em Saúde da Mulher
7,70% 87,50% 59,50% n.s.
Enfermagem em Saúde da Criança
15,40% 83,30% 59,50% 0,000 ** 0,613 Forte
ECS I
38,50% 33,30% 35,10% n.s.
ECS Complementar I
53,80% 25,00% 35,10% 0,001 ** 0,499 Média
ECS Complementar II 69,20% 8,30% 29,70% n.s.
ECS II
53,80% 4,20% 21,60% 0,000 ** 0,537 Média
Enfermagem em Saúde Coletiva I
15,40% 37,50% 29,70% 0,000 ** 0,551 Média
Enfermagem em Saúde Coletiva II
7,70% 29,20% 21,60% n.s.
Estágio Curricular Supervisionado
Fonte: Pesquisa de campo (ROSANELLI, C.P.; FRICKE, R.M., 2007).
Observando os reagrupamentos da Tabela 1 pode-se perceber a partir de quais
experiências curriculares falam os alunos e os professores. Em relação aos docentes, os
CCTPs com maior percentual de alocação estão nos estágios finais do curso (69,20%) e os
discentes estão cursando os componentes mais específicos do curso num percentual de
83,30% a 91,70%. Estes dados auxiliarão a compreender os argumentos e categorias de
análise que emergiram em cada grupo.