![](bg48.jpg)
71
organizou o Meeting de Responsabilidade Social
62
. A partir deste evento, o Instituto
conseguiu, em 2001, o patrocínio da operadora de celular ATL, que em 2003 passaria a
se chamar Claro. Esse contato foi determinante para a mudança nos rumos do Bola Pra
Frente, lembra Jorginho:
Com a ATL, nós começamos a ter contato com pessoas que estão
acostumadas com organograma e com profissionais capacitados. O
Carlos Henrique Moreira, presidente da empresa, o Jorge Cunha e a
Andréa Maurício, da área de Responsabilidade Social, estavam
preocupados não apenas em dar recursos financeiros para o Instituto;
se dispuseram também a nos ajudar na parte técnica, contratando
consultorias especializadas. Percebi então que a equipe do Instituto,
na época, não tinha o perfil adequado para trabalhar no terceiro setor.
Todos tinham um bom coração, eram meus amigos e queriam ajudar,
mas não eram capazes de realizar aquela obra, não foram preparados
para isso. Até começamos a investir em alguns, mas não deu certo.
Foi quando decidi trocar os profissionais, começando pelo diretor.
Acabamos contratando, em 2002, a Susana, diretora da QualiArte,
que fazia toda a nossa comunicação e captação de recursos.
Avaliando o material institucional deste início do Bola Pra Frente e pelo relatos
do Jorginho, percebe-se que não havia planejamento das ações, projeto pedagógico ou
fundamentação teórica para as atividades. O objetivo era ocupar o tempo ocioso das
crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas, como futebol, futsal, caratê e
vôlei. Além de Jorginho, o Instituto contava com os atletas Manoel Tobias, do futsal, e
Maria Cecília, a Ciça, bicampeã mundial de caratê
63
. Jorginho faz o seguinte relato
desses tempos pioneiros:
O início foi muito conturbado. Era tudo muito novo. Atendíamos
1.300 crianças e adolescentes, mas sem planejamento, sem um
porquê das crianças estarem fazendo isso ou aquilo, apenas as nossas
idéias: colocar uma professora para dar aula, oferecer aula de inglês,
esportes; era só ocupar o tempo ocioso delas.
62
Este evento foi idealizado pela QualiArte Comunicação e Marketing, que fez a assessoria de imprensa
do evento de inauguração do Instituto. O Meeting de Responsabilidade Social reúne, na sede do Instituto,
empresas de grande e médio portes de diversos segmentos do Rio de Janeiro e de outros estados do Brasil
para debater questões como cidadania empresarial, marketing ligado a causas, esporte social e
educacional. O evento está em sua sétima edição e já contou com representantes de instituições como
Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ONU, UNICEF, UNESCO, Instituto Ethos, GIFE, CONFEF,
FIRJAN, Instituto Ayrton Senna, Fundação Getulio Vargas (FGV), UERJ, dentre outras, além dos
jornalistas Pedro Bial, Fátima Bernardes, Paulo Henrique Amorim e Amélia Gonzalez.
63
Manoel Tobias e Ciça não estão mais no Instituto.