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No primeiro ciclo, a finalidade do bloco de conteúdos tratamento da
informação é:
Que os alunos aprendam a ler e interpretar representações gráficas,
mas que se tornem capazes de descrever e interpretar
representações gráficas, e interpretar sua realidade, usando
conhecimentos matemáticos (Secretaria de Educação Fundamental,
1998, p. 69-70).
O papel do professor neste ciclo é estimular os alunos ao desenvolvimento de
atitudes de organização, investigação e perseverança.
Neste ciclo, os conteúdos conceituais e procedimentais são:
Leitura e interpretação de informações contidas em imagens; coleta e
organização de informações; criação de registros pessoais para
comunicação das informações coletadas; exploração da função do
número como código na organização de informações (linhas de
ônibus, telefones, placas de carros, registros de identidade,
biblioteca, roupas, calçados); interpretação e elaboração de listas,
tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar
a informação obtida; produção de textos escritos a partir da
interpretação de gráficos e tabelas (Secretaria de Educação
Fundamental, 1998, p. 74-75).
No segundo ciclo, no que se refere ao bloco tratamento da informação, deve-
se partir do desenvolvimento de coleta, organização e descrição de dados,
possibilitando aos alunos uma compreensão de tabelas e gráficos. Ao ler e
interpretar tabelas e gráficos, os alunos estabelecem relações entre os
acontecimentos e em alguns casos poderão fazer previsões.
Para o segundo ciclo, os conteúdos conceituais e procedimentais são:
Coleta, organização e descrição de dados; leitura e interpretação de
dados apresentados de maneira organizada (por meio de listas,
tabelas, diagramas e gráficos) e construção dessas representações;
interpretação de dados apresentados por meio de tabelas e gráficos,
para identificação de características previsíveis ou aleatórias de
acontecimentos; produção de textos escritos, a partir da
interpretação de gráficos e tabelas, construção de gráficos e tabelas
com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos
ou outros; obtenção e interpretação de média aritmética; exploração
da idéia de probabilidade em situações-problema simples,
identificando sucessos possíveis, sucessos seguros e as situações
de “sorte”; utilização de informações dadas para avaliar
probabilidades; identificação das possíveis maneiras de combinar
elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias
pessoais (Secretaria de Educação Fundamental, 1998, p. 56-57).