64
O aluno poderia ser aliviado do trabalho braçal pela máquina, mas deveria ter conhecimento
do processo de produção do objeto, sendo dado a ele, e não à máquina a possibilidade de
concretizar o sublime artístico na mercadoria. Paulo Ildefonso marcou sua escola pela
ambivalência em relação ao moderno. Nesse sentido, a sua instituição procurou acomodar
elementos aparentemente contraditórios, como artesanato e industrialização, arte e
padronização industrial, estética e mecânica, procurando alcançar um tênue equilíbrio entre
modernidade e nostalgia na formação do seu operário artesão.
Para exemplificar o programa que Paulo Ildefonso d’Assumpção instituíra e o
propósito de unir instrução elementar e preparação para o trabalho, segue abaixo alguns
“Memorandos aos Professores”, cujas sugestões de lições a serem dadas no correr do
ano de 1917 são esclarecedoras da forma utilizada para aproximar tais temáticas,
servindo-se do método intuitivo. Nas suas próprias palavras: “A obrigação de preparar os
menores pobres dentro de um determinado prazo, dando-lhes aptidão nos ofícios e instrução
correlativa, originou uma série de esforços e tentativas, de observação e experiência, que
trouxeram ensinamentos satisfatórios e resultados definitivos.( RELATÓRIOS, 1917, s.p)”
Os dados constantes no quadro que segue encontram-se no Relatório de 1917.
Memorando aos Srs Professores
Tema da Lição para o dia 25 de Maio de 1917
O globo terrestre
* Aula de prosódia e explicação de vocábulos
A terra do sistema planetário
* Aula de gramática e composição da linguagem
O mundo habitado, raças e povos.
*Aula de cálculo mental e medidas das grandezas
Os arcos da Terra, latitude e longitude, o ano e o dia
*Aula de desenho
a Terra no espaço, movimento de translação,
circulação e meridianos e círculos planetários
O Diretor / Paulo d’Assumpção
Memorando aos Srs Professores
Tema da Lição para o dia 01 de junho de 1917
O pinheiro brasileiro
* Aula de prosódia e explicação de vocábulos
A floresta, a arvore, o lenho (trechos para leitura)
* Aula de gramática e composição da linguagem
A árvore, o lenho, sua nomenclatura industrial
*Aula de cálculo mental e medidas das grandezas
A árvore, o lenho, sua grandeza, resistência e peso.
*Aula de desenho
A floresta, a árvore, o lenho, e suas formas industriais,
medidas habituais.
O Diretor / Paulo d’Assumpção
Memorando aos Srs Professores
Tema da Lição para o dia 8 de junho de 1917
O Frio
* Aula de prosódia e explicação de vocábulos
O frio, trecho oral; significação dos vocábulos; gelo
geada, saraiva, neve.
* Aula de gramática e composição da linguagem
Climas, estações, temperaturas, frio industrial
*Aula de cálculo mental e medidas das grandezas
Graduações termoestáticas (centígrada e calor
humano. Máximas (Reamur e mínimas de nosso clima,
médias.
*Aula de desenho
Representação do gelo, geada, saraiva, neve
Representação do termômetro (construção rigorosa
para as 3ª e 4ª séries.
O Diretor / Paulo d’Assumpção
Memorando aos Srs Professores
Tema da Lição para o dia 27 de julho de 1917
As batatas
* Aula de prosódia e explicação de vocábulos
Origem e caráter das plantas; sua aplicação na
economia doméstica.
* Aula de gramática e composição da linguagem
Cultura da planta e comércio mundial, sua importância
como elemento nutritivo.
*Aula de cálculo mental e medidas das grandezas
1ª Série- exemplos sobre o peso e prazos usais.
2ª Série – exemplos sobre medida e preços industriais
3ª Série – cálculo da produção por hectares
4ª Série – rendimento econômico de uma cultura,
estatística mundial da produção.
*Aula de desenho
a planta e o fruto.
O Diretor / Paulo d’Assumpção