PIAUI
PERNAMBUCO
CEARA
HAEILIDADES
Realização de adições com duas e três
parcelas.
Realização de subtrações quando o va-
lor do algarismo do 1º termo é igual,
maior ou menor do que o do 2' termo.
Noção de dúzia, meia dúzia, dúzia e
meia.
Noção de múltiplos de 2: pares. Noção
de números não-múltiplos de 2: impares.
Problemas com aplicação das operações:
adição,multiplicação,divisão e sub-
tração.
Conjuntos:Noção de conjunto:vazio,uni
tário,finito..
Símbolos matemáticos:igual,maior, me-
nor,diferente, pertinente.
Identificação e sequência de números
ordinais e cardinais.
Tradução em palavras dos números re-
presentados por algarismos e vice—
-versa.
Comparação de números por meio das ex
pressões igual,maior que, menor que
utilizando os sinais =, > ou <.
IDEM
Multiplicação até 5.
Noção de hora, minutos. No-
ção de mês, trimestre, se-
mestre.
Medidas de capacidade,peso,
unidade monetária.
Noção de metade. Múltiplos
de 2:pares. Noção de núme-
ros não-múltiplos de 2: ím
pares.
IDEM 1 :
Multiplicação e divisão.
Conjuntos:Noção de conjun-
to: vazio, unitário, finito,
infinito.
Símbolos matemáticos:igual,
maior,menor,diferente, per
tinente.
Identificação e sequência
de números ordinais e car
dinais.
Tradução em palavras dos
números representados por
algarismos e vice-versa.
IDEM.
Realização de adições com duas e três par
celas quando a soma dos algarismos de cada
ordem é menor, igual ou maior que 9.
Realização de subtrações quando o valor do
algarismo do 1º termo é igual ou maior do
que o do 2ºtermo.
Noção de hora e minutos. Relação de hora/
/minuto. Meses do ano. Dias do mês.
Noção de dúzia, meia dúzia, dúzia e meia.
Noção de dobro,metade. Noção de múltiplos
de 2: pares.Noção de números não-múlti—
plos de 2: ímpares.
Problemas com aplicação da operação de adi
ção.
Problemas com aplicação da operação de sub
tração.
Problema com adição de centavos.
Conjuntos:elementos,diagramas.Igualdade .
Reunião, intersecção.
Identificação e sequência de números até
200.
Associação às unidade de 1a.,2a.e 3a.ordem
dos nomes:unidade,dezena,centena.
Tradução em palavras dos números representa
dos por algarismos e vice-versa.
Decomposição de um número nas unidades de
diversas ordens.
Comparação de números por meio das expres-
sões igual,maior que,menor que,usando os
sinais 1 - , > ou <.
Representação do sucessor e o antecessor de
qualquer número no sistema decimal.
Operações com números na
turais adição
Operações com números na
TURAIS: subtração.
Identificação e aplica-
ção de medidas de tempo
Estabelecer relações nu
méricas (teoria de nú-
meros) .
Resolução
de problemas.
Sistema
monetário.
Aquisição de uma lingua-
gem e conceitos. unifica
dores de matemática.
Numeraçãc,números natu-
rais: conceito e sistema
de numeração.
Valor das unidades de di-
versas ordens do siste-
ma de numeração decimal
Ordenação
dos números na
turais.
89
QUADRO 4 - RELAÇÃO DAS HABILIDADES NA ÁREA DE MATEMÁTICA., A NÍVEL DA 2A, SÉRIE, SEGUNDO INFORMAÇÕES DE PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS