(dez por cento) a raça negra e 80% (oitenta por cento) a raça amarela.
Cerca de 95% (noventa e cinco por cento) são alfabetizados, sendo que
destes 25% (vinte e cinco por cento) tem o Ensino Fundamental
Completo.
São famílias de baixa renda, vivendo predominantemente da
agricultura familiar. Produzem leite, milho, feijão, soja, mandioca,
morango, batata-doce, amendoim, mel para o comércio e criam gado
leiteiro e de corte. Há uma grande preocupação com a subsistência
familiar, cerca de 98% (noventa e oito por cento) das famílias possui
horta e pomar. Criando também aves e porcos para o consumo familiar.
É importante salientar que as famílias são organizadas em
núcleos, que se reúnem periodicamente para discussão de assuntos
relativos a organização do assentamento.
Há problemas com relação à manutenção das estradas por
parte do poder público municipal e o difícil acesso a recursos médicos,
no caso de doença.
Inserida neste contexto encontra-se nossa escola, com 83
(oitenta e trio alunos matriculados, cursando o Ensino Fundamental, no
ano de dois mil e seis. Funciona nos turnos da manhã e tarde.
Nossa história, enquanto escola começa em sete de maio de
dois mil e um. Poucos móveis, pouco espaço físico, a água era puxada
de balde de um poço antigo, construído por escravos, alunos sem
transporte escolar, chegando molhados, porque passavam por trilhos e
campos, uma vez que não haviam estradas.
Com o passar dos anos, fruto da construção coletiva,
começamos a deslumbrar novos caminhos, conquistando vitórias:
cercamento do pátio, parque infantil, transporte escolar, salas de aulas,
computador para uso da secretaria.
Muito ainda almejamos, em termos de equipamentos,
qualificação profissional, em busca de educação de qualidade, como
um processo permanente de formação de crianças e jovens mais
preparados para a vida.
3. JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Oziel Alves Pereira
têm como função principal respeitar e valorizar as experiências de vida
dos educandos e de suas famílias. Temos como propósito fortalecer nos
educandos, a postura humana e os valores aprendidos: o
inconformismo, a sensibilidade, a indignação diante das injustiças, a
contestação social, a criatividade diante das situações difíceis, a
esperança...
Queremos deste modo formar seres humanos com dignidade,
identidade e projeto de futuro.
4 . DIAGNÓSTICO DA REALIDADE
Vivemos num mundo capitalista, onde se procura obter
conhecimentos com o objetivo de conseguir posição social e retorno
financeiro, uma sociedade que usa a guerra como argumento e faz dela
meios para defender interesses políticos e religiosos. Um mundo
conturbado, onde a família, eixo central da sociedade, perde sua
identidade, gerando filhos sem valores, sem princípios.
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