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Detalhamento dos Eixos:
1º eixo: Sociedade e Desenvolvimento Rural Sustentável
Objetivo Geral: dar subsídios para interpretação dos processos sociais e estratégias do
desenvolvimento rural.
Conteúdos de suporte ao eixo:
1.1 Economia, Sociedade e Questão Agrária
Carga horária: 12 horas Docente: Canrobert Penn Lopes Costa Neto
Objetivo: Interpretar os processos sociais através
da economia e da sociologia: proporcionar, a
partir da revisão das principais correntes teóricas
clássicas, uma visão dos mais importantes
estudos sobre o rural e a agricultura, buscando
propiciar instrumentos de análise para a
compreensão dos processos sociais agrários e de
seus significados históricos e atuais, bem como o
“papel” do mundo e dos espaços rurais no
contexto das sociedades contemporâneas;
fornecer conhecimentos básicos das dinâmicas
econômicas relacionadas à agricultura que
permitam auxiliar na compreensão da lógica e da
inserção dos diferentes agentes produtivos
ligados ao setor primário, bem como subsidiar na
busca de soluções para os problemas existentes
no setor.
Ementa: As matrizes teóricas clássicas na
sociologia. Os “estudos rurais” clássicos: as raízes
agrárias da formação social brasileira. A questão
agrária e a problemática do desenvolvimento
nacional; evolução econômica da agricultura
brasileira: histórico, dinâmica econômica e
formação dos complexos agroindustriais, mercados
agrícolas; características, formação de preços,
estruturas de mercado e novas tendências
mercadológicas, inovação tecnológica na
agricultura: bases teóricas sobre inovação e
desenvolvimento econômico.
Metodologia: leitura prévia de textos indicados, aula expositiva e trabalhos em grupo.
1.2 Agricultura Familiar, Campesinato e Capitalismo: Restrições e Viabilidades
Carga horária: 12 horas Docente: Canrobert Penn Lopes Costa Neto
Objetivo: Construção teórica da “agricultura
familiar”. O debate histórico sobre o campesinato
na tradição sociológica. O debate contemporâneo
sobre o “sentido” do desenvolvimento na
agricultura, importância histórica e
contemporânea da produção familiar na
agricultura. As nuances do conceito de produção
familiar – convergências e divergências, O
debate sobre as racionalidades diferenciadas na
agricultura contemporânea, organização do
trabalho e relações de produção na agricultura
contemporânea.
Ementa: Os movimentos sociais no campo,
identidade camponesa, política de resistência e
transformação dos movimentos populares, relações
entre diferentes grupos étnicos, etários e de gênero,
ética das relações sociais, a agricultura familiar e o
desenvolvimento rural, as “novas ruralidades”
como problema sociológico.
Metodologia: leitura prévia de textos indicados, aula expositiva e trabalhos em grupo.
1.3 Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade: Paradigmas e Dimensões
Carga horária: 12 horas Docente: Canrobert Penn Lopes Costa Neto
Objetivo: Conhecer as linhas estratégicas do
desenvolvimento: propiciar uma visão
abrangente e crítica dos principais paradigmas
que envolvem a relação entre economia, meio-
ambiente e desenvolvimento, como eles se
desenvolveram no campo e quais as implicações
sobre a gestão ambiental e as políticas públicas
relacionadas ao meio-ambiente, proporcionar
uma visão teórica e empírica dos principais temas
relativos à gestão ambiental, como políticas
Ementa: A teoria geral do desenvolvimento:
abordagens estatísticas e estrutural, desarticulação,
dominação, dependência, visão holística da
problemática do desenvolvimento, tipologias ou
modelos de desenvolvimento rural, novos e velhos
paradigmas, programas e projetos de
desenvolvimento rural no Brasil, estratégias de
desenvolvimento rural, a multifuncionalidade da
agricultura e dos espaços rurais, as atividades
agrícolas e não-agrícolas e o desenvolvimento