compreendido pela década de 90. Apesar de a oferta de vagas ter sido ampliada em
níveis relativamente baixos ao longo da primeira metade da década de 90, acelerou-
se a partir de 1997. Desse modo, o crescimento da oferta foi ligeiramente maior que
o da demanda, implicando, assim, pequena redução da relação candidatos/vaga,
como pode ser observado na tabela 3.4 No que se refere à demanda, identificam-se
duas tendências distintas, como afirma Corbucci (2003):
Entre as instituições públicas, cresce significativamente o número de
candidatos por vaga oferecida, ao passo que, na esfera privada, ocorre o
inverso. Assim, enquanto a disputa por uma vaga no ensino público atingiu
o índice de 8,3 candidatos, no setor privado ficou em apenas 2,3.
Acredita-se que essas tendências contrárias estariam refletindo a perda de
poder aquisitivo da classe média, ocorrida ao longo da década de 90. Tal argumento
é corroborado pelo indicador que trata do aproveitamento das vagas oferecidas,
tendo em vista que apenas as redes públicas de ensino apresentaram melhora
desse indicador.
Tabela 3.4: Ensino Superior - evolução do número de inscritos em vestibulares públicos,
privados e total para cursos de graduação 1990/1999.
ENSINO SUPERIOR 1990 1993 1995 1997 1999
BRASIL
INSCRIÇÕES/ VESTIBULARES 1.905.498 2.029.523 2.653.853 2.711.777 3.354.790
VAGAS OFERECIDAS 502.784 548.678 610.355 699.196 904.634
CANDIDATO/ VAGA 3,79 3,70 4,35 3,82 3,71
INGRESSOS 407.148 439.801 510.377 573.902 750.168
APROVEITAMENTO/VAGAS (%) 80,98 80,16 83,62 82,02 82,93
PÚBLICO
INSCRIÇÕES/ VESTIBULARES 881.561 1.134.899 1.399.092 1.425.782 1.806.247
VAGAS OFERECIDAS 155.009 171.627 178.145 193.821 218.639
CANDIDATO/ VAGA 5,69 6,61 7,85 7,36 8,26
INGRESSOS 126.139 153.689 158.012 181.859 210.506
APROVEITAMENTO/VAGAS (%) 81,38 89,55 88,70 93,83 96,28