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Neste fazer pedagógico é possível identificar a preocupação do
professor em realizar um trabalho significativo, pois o professor questionava os
alunos sobre a importância e a necessidade da conservação dos alimentos e
estabelecia relações com a história quando questionava os alunos sobre como os
homens conservavam seus os alimentos sem geladeira.
De acordo com Vasconcelos (2000, p. 51):
Desenvolver uma educação significativa implica em atividades que tinham
relevância para o educando e para o educador, vinculada a alguma
necessidade, finalidade, plano de ação do educando. Trata-se de buscar um
conhecimento vinculado às necessidades, interesse e problemas oriundos
da realidade do educando e da realidade social mais ampla a significação
enquanto a categoria pedagógica contrapõe-se ao conhecimento formal,
abstrato, distante da realidade do aluno; a postura do “dar do que tem de
ser dado” , cumprir o programa com o aluno ou apesar do aluno!
Dentro da perspectiva ou de um fazer pedagógico em que o aluno
possa aprender mais e conseqüentemente este conteúdo seja arquivada na
memória delonga duração a professora de Inglês questiona os alunos sobre o que
eles gostariam de aprender urgente se eles ganhassem uma viagem para a Disney,
os temas foram: situações no aeroporto, no shopping, no restaurante, no hospital, no
avião. Após a votação foi escolhido o tema: “Você no restaurante”.
A professora apresenta as frases em inglês, conforme ela questionava
os alunos sobre as possíveis situações que poderiam acontecer no restaurante.
Os alunos praticavam oralmente, ampliando o campo lexical,
construíram pequenos diálogos por escritos e no final do processo ocorreu o “Role-
play” muito próximo da realidade.
Concordando com Vasconcelos (2000, p. 53).
A mobilização para o conhecimento em sala de aula, alem das
características do sujeito, esta relacionado a)assunto a ser trabalhado;
b)forma como é trabalhado; c)relações interpessoais (professor-aluno,
aluno-aluno). Tem a ver, por tanto, com o trabalho com conhecimento
(assunto e forma), com a organização da coletividade e com relacionamento
interpessoal, as três dimensões básicas do trabalho de sala de aula. Isto
significa que, na sala de aula, a mobilização é um complexo e dinâmico
processo de interpretações entre interações entre os sujeitos (professor-
aluno, aluno-professor, aluno-aluno, etc.) os objetos de conhecimento
(temas, assuntos, objetos, etc.) e o contexto em que se inserem (sala de
aula, escola, comunidade, realidade em geral, etc.).O professor faz isso pela
sua proposta de trabalho, pela organização do contexto aprendizagem[...]