pessoas, depois de todos acho que de editar era de cinco, terminaram de seis pessoas
então cada um editava de todos os outras colegas e no trabalho de edição eles estão
aprendendo tem o processo de aprendizagem.
P. Certo. Você já falou um pouco sobre essa questão, mas eu gostaria que você falasse um
pouco mais sobre os critérios foram utilizados para definir que atividades seriam
desenvolvidas em sala de aula e quais seriam desenvolvidas on-line?
R. Éh foi isso mesmo. O critério foi esse, a gente deixou pra fazer on-line, aquilo que era
feito em sala sem nossa sem grande participação do professor porque nessa hora de peer-
editing o que eles têm que fazer? Eles têm que trocar: o que você quis dizer, quis dizer
isso, então faz assim, sua introdução não tá, desenvolve de acordo com o que você
colocou, aquela história assim dos papers, cadê a topic sentence, certo? Então essa
interação é que dispensa um pouco o professor porque é só entre eles. Então foi esse o
critério, essa é a etapa pra ser feita on-line.
P. Qual era a função do fórum e qual era a função da lista de discussão?
R. A lista de discussões ficou mais pra passar tarefas, né? Repetir o que eu havia dito em
sala ((risos)) Ou às vezes alguma coisinha que eu não lembrada em sala eu colocava ali na
lista de discussão mas principalmente ficou pra repetir o que eu tinha dito em sala e
muitas vezes pra eu falar por exemplo como corrigir um texto deles e notava que a
maioria dos erros era de, vamos supor, não fazer a introdução e erros de concordância
então ai era a que eu mandava uma mensagem pro grupo falando que eles deveriam olhar
parte do livro, de fazer revisão de concordância e a parte de introdução de turnabout que
é feita assim e assim assado. Então servia também pra essas explicações e dificuldades
que eu notava nas composições que eu corrigia, depois da edição.
P. Como você avalia a interação e participação das alunas em nas aulas presenciais e nas
aulas on-line?
R. Olha, eu acho que eles tiveram uma boa participação, primeiro porque eles estavam
nervosos, tavam tensos então eles não faltavam aulas, eu acho que foi bom o nível de
presença e como eles estavam tensos eles estavam muito atentos, eu acho que a atenção
ela pode ser positiva até num certo ponto ela atrapalha nessa questão de às vezes nem
compreende o que a gente fala de tão tensos que eles estão eu acho que eles extrapolaram
o nível de tensão mas eu acho que um pouco de tensão é positiva eu achei que eles foram
bem participativos assim, fizeram todas as tarefas, todos eles fizeram todas as tarefas,
corrigiram de todos, fizeram a edição tão normal porque eles estavam fazendo a lição,
muitos deles reclamavam assim olha, fulana só olha mas muita reclamação um do outro,
muita implicância, fulana só olha a gramática ela não olha minha composição como um
todo, fulana não olha meus erros só olha minha introdução, então eles não entenderam
que era pra olhar tudo e o principal organização textual.
P. Você vê diferença entre as aulas presenciais e on-line em termos de participação e até
mesmo nessa questão da tensão que ê estava falando?
R. Olha, o que eu acho é o seguinte, alguns alunos eles são mais relaxados, mais tranqüilos e
esses alunos eles já perceberam que eles podem fazer menos e ainda sim ter um bom
desempenho né então alguns alunos, acho que uma aluna em especial talvez duas elas
faziam a edição de um modo bem descuidado então essa foi a reclamação que eu tive, que
algumas alunas não fizeram o que podia ter feito, não ajudaram não contribuíram tanto
quanto podiam, fizeram um pouco menos do que poderiam ter feito então mas isso
aconteceu principalmente on-line então eu acho que o meio on-line ele possibilita eu to
pensando isso agora e falando, to pensando agora, nunca pensei isso antes não, mas eu
acho que o meio on-line ele possibilita o experto entendeu? a fazer mais ou menos a dar
uma lidinha de três erros e aponta esses três erros e pronto.