Capítulo 4 – Resultados e Discussão
64
Quadro 4.2-2. Tipologia de participação do processo de elaboração da Agenda 21 Comunitária do Bairro Rosa Elze, segundo Pretty (1995).
TIPO DE PARTICIPAÇÃO DEFINIÇÃO DE QUE FORMA
Por consulta As pessoas participam por meio de consultas ou respondendo a
questionários. Agentes externos definem os problemas, os processos
de coleta de dados e controlam as análises. O processo de consulta não
concede qualquer participação nas tomadas de decisão e os
profissionais não são obrigados a considerar o ponto de vista das
pessoas.
Na sensibilização, na identificação do perfil da comunidade, onde por
meio de entrevistas semi-estruturadas e reuniões, as lideranças
forneciam o dados primários para o processo de mobilização da
comunidade.
Na elaboração do diagnóstico socioambiental, na pesquisa de campo,
com a aplicação de questionários na comunidade; com a construção
da memória viva, no qual as pessoas mais antigas da comunidade
responderam à pesquisa sobre o histórico do bairro e na aplicação dos
questionários para levantamento dos dados.
Por meio de incentivos
materiais
As pessoas participam contribuindo com recursos, por exemplo
trabalho, em troca de alimento, dinheiro ou outro incentivo material.
Os agricultores podem prover seus campos e seu trabalho mas não
estão envolvidos em experimentações ou processos de aprendizado. É
muito comum considerar este modo de participar como a noção geral
de participação, contudo as pessoas normalmente não têm interesse
em preservar as práticas e as tecnologias sugeridas quando os
incentivos terminam.
Nas reuniões ampliadas de sensibilização, apresentação do
diagnóstico e no fórum, onde alguns participantes se envolviam na
atividade em troca do lanche servido.
Funcional A participação é vista pelas agências externas como um meio para
alcançar as metas do projeto e, especialmente, reduzir custos. As
pessoas participam formando grupos para atender objetivos
predeterminados relacionados ao projeto. Tal envolvimento pode ser
interativo e compreender decisões compartilhadas, mas tende a
ocorrer depois que as principais decisões já foram tomadas por
agentes externos. Na pior das hipóteses, as pessoas podem pelo menos
ser integradas no alcance de objetivos definidos externamente.
Na sensibilização, por meio da atuação de algumas instituições, onde
representantes da prefeitura e das escolas compareceram na reunião
de sensibilização, somente porque foram convocados por suas
gerências para representação institucional.
Interativa - co-gestão As pessoas participam em análises conjuntas, no desenvolvimento de
planos de ação e na formação ou fortalecimento de instituições locais.
A participação é vista como um direito, não apenas como um meio de
alcançar metas de projeto. O processo compreende métodos
interdisciplinares que considerem múltiplas perspectivas e fazem uso
Todas as datas, horários e locais das reuniões com a comunidade eram
decididas pelos participantes. Em todas as atividades foram utilizadas
metodologias participativas e atividades lúdicas para orientar e
facilitar o processo de tomada de decisão, as relações inter-pessoais
dos participantes e a linguagem informal. O assistente técnico e a