13
justamente a recompensa financeira oferecida pela emissora, era o desafio lançado pela
produção do programa, enfim, era o jogo.
Em setembro de 1999, a empresa holandesa Endemol Enterteinment, inspirada
pelo projeto científico Biosfera 2
2
e pelo sucesso de sites pessoais, que mostravam por meio
de webcams o cotidiano de internautas, lançava na televisão aberta holandesa um programa
ainda mais audacioso que o da MTV norte-americana. Em Big Brother, dez desconhecidos de
ambos os sexos e de diferentes estratos sociais foram confinados numa casa monitorada por
câmeras ligadas durante vinte e quatro horas ao longo de dois meses. Pela primeira vez
utilizava-se em um reality show os seguintes recursos: o confinamento e a captação
ininterrupta de imagens. Daí, explicam-se as opiniões controversas que o programa gerou. Ao
mesmo tempo em que Big Brother causou polêmica em vários meios formadores de opinião
pública, como o acadêmico e parte da própria mídia, também foi um enorme sucesso de
público – na Holanda, o episódio final do programa foi veiculado às vésperas do Natal e bateu
recorde de audiência. Com a fórmula do programa já patenteada, a Endemol vende-a para
vários países e em praticamente todos o programa atingiu recordes de público
3
.
Paralelamente ao sucesso de Big Brother na Holanda, a televisão norte-americana
também presenciava o êxito do reality show através de Survivor, exibido pelo canal Fox.
Neste, duas equipes isoladas sob instalações precárias e alimentação escassa se enfrentavam
em provas físicas regularmente; a equipe perdedora era obrigada a escolher um de seus
participantes para sair da disputa do prêmio final. Consolidava-se, assim, o boom do reality
show em escala mundial.
No Brasil, o formato chega logo depois, no ano de 2000, quando a TV brasileira
completava 50 anos. Em meados desse ano, a MTV brasileira começou a exibir o programa
20 e Poucos Anos - uma readequação de Real World - que mostrava a vida de oito jovens,
provenientes de realidades diferentes, que tinham seus cotidianos acompanhados por câmeras
e se reuniam semanalmente para discutir seus problemas e suas diferenças. Menos de vinte
2
John De Mol, um dos sócios da Endemol e o idealizador do formato de Big Brother, em uma entrevista
concedida à Revista Veja (21/07/2001), diz: "Tive a idéia depois de ler uma reportagem sobre aqueles malucos
que se trancaram num jardim, para fingir que moravam em outro planeta.” De Mol se referia ao projeto científico
Biosfera 2, um imenso domo de 17.000 metros quadrados, construído no deserto do Arizona, onde um grupo de
oito cientistas viveu confinado por dois anos, entre 1991 e 1993.
3
Em uma consulta ao site oficial da empresa, verificamos que Big Brother já foi produzido por emissoras dos
seguintes países: Holanda, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Itália, México,
Noruega, Polônia, Portugal, África do Sul, Suécia, Espanha, Chile, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados
Unidos. Com relação ao sucesso do formato nesses países, Hill (2002) aponta como exceção apenas as versões
norte-americana e sueca.