jam a sociedade como um todo, a distinção é
pertinente porque permite separar os custos
suportados por toda a coletividade daqueles in-
corridos pelos indivíduos(
6
).
Os custos objeto deste levantamento são os
suportados pela coletividade, governamentais ou
não, o que não significa o desconhecimento da
importância de se dimensionar, para outros fins, a
contribuição familiar através de material didático,
transporte, caixa escolar, uniforme, etc. . .
Destes custos incorridos pela coletividade, não
serão considerados os efetuados fora da escola,
chamados aqui, por conveniência, de indiretos. Os
custos indiretos podem ser definidos, como aqueles
que para serem divididos ou apropriados a
diferentes unidades de produção, dependem de
rateios, estimativas e cálculos!
7
). Dentro desta
definição se enquadram os custos administrativos
correspondentes à administração central do
sistema educacional, que vão desde a esfera
federal até o funcionário menos graduado não
lotado num estabelecimento de ensino!
8
). Desta
forma, não são consideradas, por exemplo, as
despesas da Secretaria de Educação com
assessoria e supervisão, órgãos e repartições
públicas, mas somente as que ocorrem na unidade
escolar.
Da mesma maneira, os custos que ocorrem
dentro da escola podem ser classificados em
diretos e indiretos. Os primeiros, também cha-
mados de custos de produção, são os que se re-
ferem diretamente ao processo ensino-aprendi-
zagem e ocorrem, quase exclusivamente, na sala
de aula. Os indiretos são também chamados, em
muitos estudos, de custos de administração e
dizem respeito aos ocorridos dentro da escola mas
fora da sala de aula, não se incluindo diretamente
no processo ensino-aprendizagem. Optamos por
não apresentar essa separação, embora (inclusive
equipamento) a separação tornaria o levantamento
mais complexo e a informação, no
(6) Cf. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÂO PAULO,
Estudo Comparativo de Custo-Aluno nos Diversos Graus e
Modalidades de Ensino São Paulo. 1981, parte 2.
(7) Cf. Manuel ZIMELMAN, Financing and Efficiency in Education.
Haward University, Boston, 1973, Part II.
(8) Neste levantamento tratou-se exclusivamente dos custos da escola,
porque esse foi o objetivo estabelecido pelos executores do Projeto.
Os custos com Administração Central. não desconhecendo as
dificuldades que envolvem sua determinação, são, todavia, de igual
importância para a tomada de decisão e, certamente, será um
levantamento que a este se seguirá.
momento, para os objetivos do trabalho pareceu de
pouca relevância. 0 custo com pessoal, por sua
vez, representando mais de 70% dos custos, já
está separado entre docente e não docente
A existência de uma escola é marcada, no
tempo, por duas fases: a de sua implantação e a
de seu funcionamento. Na fase de implantação
ocorrem os custos com o planejamento, aquisição
do terreno, projetos arquitetônico e de engenharia,
obras de infra-estrutura, construção do prédio e
aquisição de materiais necessários à instalação. Ao
somatório desses custos denominamos custos de
implantação. A partir da "inauguração" ocorre o que
chamamos de custo direto de funcionamento, que
inclui os custos com pessoal docente e não
docente, com material de consumo e permanente,
inclusive equipamento, e outros.
No que se definiu como custo direto de fun-
cionamento, não se inclui, portanto, o custo do
terreno, do prédio, de aquisição do material per-
manente, incluindo-se, porém, o relativo à manu-
tenção do prédio, algum tipo de manutenção do
terreno (muros de arrimo, drenagem, movimen-
tação de terra, capina, etc. . .), e a manutenção e
desgaste (explicado a seguir) do material per-
manente. Embora omitida por não se enquadrar
aos objetivos definidos para este levantamento, a
determinação do custo do terreno, do prédio e do
equipamento apresenta relevância para a ad-
ministração publica(i
9
).
Os custos com PESSOAL são especialmente
importantes, tanto por representarem maior peso
relativo - mais de 70% dos custos totais - quanto
por serem os únicos que, tendo em vista o controle
contábil praticado pelas administrações públicas,
não precisam ter seu valor imputado ou sujeito a
ajustes, podendo ser determinados em seu valor
exato, na data base do levantamento. Nesses
custos com pessoal estão incluídos os salários e
outros benefícios percebidos, tais como abonos,
gratificações, triénios, quinquénios, função
remuneradas, 139 salário e salário família.
Os custos com pessoal docente abrangem to-
dos os professores em efetivo exercício em sala de
aula, em regência de classe; os custos com
pessoal não docente compreendem as remunera-
ções com pessoal que desempenha, em exercí-
(9) No Ministério da Educação, cabe ao Centro de Desenvolvi mento e
Apoio Técnico à Educação (CEDATE) o levantamento desses dados.
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