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em diferentes campos das ciências sociais e, na área da educação, apresenta
estreita relação com o aparecimento das pedagogias invisíveis
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, o conceito de
desempenho aparece articulado com as pedagogias visíveis.
Dessa forma, pode-se indicar que os conceitos de competência e
desempenho se associam a modelos pedagógicos diferentes. O modelo de
competência recontextualizada criou uma prática pedagógica específica, enquanto
um modelo de desempenho de prática e contexto pedagógicos “coloca a ênfase na
produção do adquirente, um texto específico que o adquirente deve elaborar, e nas
habilidades especializadas e necessárias para a produção desse texto ou produto
específico” (BERNSTEIN, 2003, p. 81).
QUADRO 5 - Modelos Pedagógicos – Conhecimento e recontextualização
MODELOS DE COMPETÊNCIA MODELOS DE DESEMPENHO
1. Discurso
- discurso pedagógico que se utiliza de projetos
e temas, explorando a diversidade de
experiências e trocas no grupo;
- estudantes aparentemente com controle sobre
a seleção, a seqüência e o ritmo;
- regras implícitas de reconhecimento e
elaboração de textos legítimos;
- ênfase nas competências prévias dos
estudantes;
- classificação fraca para as diferenças entre os
estudantes.
- discurso pedagógico voltado à
especialização dos estudantes. Habilidades e
procedimentos, sua forma e função com
classificação e enquadramento forte
marcados;
- regras de reconhecimento e elaboração
explícitas para produção de textos legítimos;
- professores com forte controle sobre a
seleção, seqüência e ritmo;
- classificação forte. Avaliação por notas
considera o desempenho – textos dos
estudantes e reforçando as diferenças entre
eles.
Espaço
- locais facilitadores determinados, com poucos
espaços pedagógicos especialmente definidos;
- estudantes com controle em relação aos
espaços. Carência de limites regulatórios no que
se refere à movimentação e ao acesso aos
locais pedagógicos;
- classificação fraca.
- Forte regulação dos espaços e das práticas
pedagógicas, com poucos espaços para
definição dos estudantes;
- forte classificação e enquadramento em
relação aos limites regulatórios para acesso e
movimentação dos estudantes.
Tempo
- fraca classificação, enquadramento e
seqüenciamento em relação ao tempo com
ênfase ao tempo presente, com ênfase naquilo
que o estudante revela como conhecimento e
que só é conhecido pelo professor.
- o autor não descreve, nas obras analisadas,
a categoria no modelo de desempenho.
Porém, pode-se inferir, pelas características
desse modelo, que o tempo é fortemente
marcado no contexto pedagógico. O
Enquadramento é forte.
2. Avaliação
- ênfase no que está presente no produto do
adquirente;
- critérios de avaliação do discurso instrucional,
provavelmente, implícitos e difusos, sendo os
critérios de conduta, as atitudes e as relações
interpessoais mais explícitos.
- ênfase no produto e na falta do que é
previamente definido;
- a ênfase no que está ausente no produto do
estudante;
- critérios explícitos e específicos, de forma
que o estudante reconheça como realizar um
texto legítimo.
3. Controle
- não há enquadramentos e classificações
explícitos de espaço, tempo e o discurso não
deve constituir e transmitir ordens unilaterais;
- professor é um facilitador e o estudante se
auto-regula;
- o controle é fraco e varia de estudante para
- Classificações e enquadramentos explícitos
de espaço, tempo e o discurso, que pode abrir
possibilidades de disputas, mas transmite
ordens;
- o controle posicional se dá por
enquadramentos e classificações fortes,
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Pedagogia Invisível: Para Bernstein, “pedagogia cuja estrutura subjacente reveste um carácter de
invisibilidade para o aquisidor; as regras de hierarquia e de seqüência são implícitas e os critérios de avaliação
são implícitos, múltiplos e difusos, como se o aquisidor fosse a fonte desses critérios. É uma pedagogia
caracterizada por classificação e enquadramento fracos”. (DOMINGOS et al, 1986, p. 349). Pedagogia Visível:
segundo Bernstein (In DOMINGOS et al, 1986, p. 349), “pedagogia cuja estrutura reveste um carácter de
visibilidade para o aquisidor; as regras de hierarquia e de seqüência são explícitas e os critérios de avaliação são
explícitos e específicos e fornecidos pelo transmissor. É uma pedagogia caracterizada por classificação e
enquadramento fortes”.