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histórico-cultural que possibilitam a atuação do profissional professor frente aos
muitos desafios a enfrentar no exercício de sua profissão.
Alguns posicionamentos poderão contribuir nessa análise:
Uma boa formação de professores tem que levar em conta o que existe nas
teorias e levar em conta a experiência, a realidade cotidiana. (E -2).
Eu acho que a formação de professores, de certa forma, deve abranger
vários campos da educação. Por exemplo, acho que uma questão
fundamental é a discussão sobre o conteúdo, em primeiro lugar que
conteúdo dar. Isso é uma coisa muito importante. Num segundo momento,
até como desdobramento desse primeiro, é como dar – se a gente pensar
na metodologia, sobretudo na questão da escola por ciclos,, que há uma
especificidade nesse sentido. Um outro pólo que acho da maior importância,
não relegando os outros é a questão da avaliação. Eu colocaria isso: a
questão do conteúdo, o que dar e como dar e a questão de como avaliar e o
que avaliar que evidentemente tem que estar vinculada a esse primeiro.
Porque formação de professores há um lado que você recebe informações
e de certa forma você é aluno e, de outro, você troca, porque muitas vezes
você até sabe mais do que quem está formando. (E – 7)
Uma boa formação é aquela que mantém o professor atualizado com a
realidade dele e dos alunos. (E -4)
Cada um tem uma expectativa diferenciada, tem uma experiência, a gente
busca muito as coisas mais práticas. Então, a gente questiona muito nessas
formações, nessas capacitações a questão da prática, porque as pessoas
costumam enfocar muito a teoria. (E - 3)
Vários elementos se interpõem na análise, em que, não somente o
conhecimento é determinante, mas, as subjetividades inerentes ao processo de
formação e a consciência política para situar o professor na condição de sujeito de
sua formação e assim não reduzir o processo às determinações e exigências da
sociedade de produção.
O professor enquanto sujeito no processo de formação continuada,
determinará quais saberes são imprescindíveis a sua atuação profissional, buscando
assim, participar de atividades adequadas às sua necessidades frente às
problemáticas e desafios a serem enfrentados no contexto escolar.
Eu penso que uma boa formação de professores não pode se resumir a um
aperfeiçoamento técnico acho que tem que discutir filosofia, teorias, tem
que enfrentar novos desafios à luz dessas teorias, o que não
necessariamente nos remete às discussões do imediato da sala de aula.
Acho que a educação continuada tem que também tocar na concepção de
educação e discutir coisas como a conjuntura sócio-político-econômica, que
não fique marcada por uma questão burocratizante, discutir somente
avaliação, comportamento etc. (E - 6)