Agradecimentos
À Secretaria do Estado da Educação, pela Bolsa Mestrado.
À Dirigente Regional de Ensino de Pindamonhangaba, Profa. Gicele de Paiva Giúdice,
pelo incentivo ao crescimento profissional.
A todos os docentes do Curso de Mestrado, pelas contribuições à minha pesquisa.
À Profa. Dra. Solange Terezinha Ricardo de Castro, pelo vasto conhecimento
compartilhado.
Às Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano M. B. da Silva e Profa. Dra. Elisabeth
Ramos da Silva, pelas valorosas contribuições dadas a esta pesquisa durante a banca de
qualificação.
Ao Prof. Dr. Francisco Estefogo, pela generosidade em aceitar a participar da Banca
Julgadora.
À profa. Dra. Maria Cristina Damianovic, pelas contribuições de suas aulas à minha
pesquisa.
À querida amiga, profa. Mestre Sônia Natália de Lima, pelas preciosas contribuições
oferecidas à minha pesquisa.
Às queridas amigas, Maria Cláudia e Lúcia, companheiras de Mestrado, pela amizade e
pelas contribuições na elaboração deste trabalho.
A todos os colegas de Mestrado, pelos momentos deliciosos que passamos juntos.
À Patrícia, secretária do Curso de Mestrado, pela atenção dedicada durante todo o
período do curso.
À coordenadora da Oficina Pedagógica, da Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba,
querida Profa. Ana Maria Turci Lopes Ribeiro, pela compreensão em momentos de
dificuldade, pelo respeito, pelo carinho e pelo incentivo à qualificação profissional.
Aos colegas da Oficina Pedagógica, Dione, Luciana, Juliani, Douglas, Antonio,
Christina, Regina, Célia, Nélif, Ângela, Clóvis, D. Rute, Geni e Roberto, pela amizade e
contribuições durante o período do Curso de Mestrado.
Ao meu marido, Luciano, pelo apoio incondicional no percurso desta pesquisa.
Aos meus pais, João Bosco e Maria Auxiliadora, pelo incentivo e pelo investimento aos
meus estudos, que começou há muitos anos atrás.
À minha irmã, Anna Cláudia, pela amizade em todos os momentos.