usariam para construir coisas, para desenhar, cortar, colar, bordar,para fazer monta-
gem e nos brinquedos que possibilitariam o desenvolvimento de habilidades ma-
nuais.
Brincando com coisas simples, as crianças vão aprendendo a classificar obje-
tos, por exemplo: flores de cores e cheiros diferentes, retalhos de panos com várias
texturas, objetos foscos e brilhantes, grandes e pequenos, leves e pesados.
Crescendo, as crianças vão também aprendendo sobre as partes do seu próprio
corpo. As mais velhas podem inventar jogos de pega-pega (picula, pique), de escon-
der, de saltar, de pular corda, subir e escorregar, que ajudam as menores a usarem os
seus músculos.
Também vão aprendendo a ouvir e falar. As crianças mais velhas podem cole-
cionar estorinhas, cantigas e jogos de advinhação para as menores. Podem aproveitar
a oportunidade para incentivar as menores a falar enquanto estiverem bricando, e
procurar o momento oportuno para introduzir frases na conversa, tais como: maior
que, menor que, igual a, mais e menos pesado, mais leve, mais e menos liso e outras
frases usadas para comparar coisas entre si.
ORGANIZANDO BRINCADEIRAS
As crianças mais velhas deverão pensar como poderiam ajudar as mais novas a
brincar melhor em casa, na escola e nos arredores. Existem muitas situações em que
elas podem colaborar:
— em casa, onde as crianças já brincam, as maiores podem ser orientadas a
encontrar um lugar apropriado e uma caixa para guardar os brinquedos;
— nas creches e nos parques infantis, as crianças maiores podem ser encoraja-
das a auxiliar a professora, organizando brincadeiras, fazendo brinquedos
ou contando estórias para as pequenas;
— na escola, as crianças maiores podem ser orientadas a delimitar espaços nos
pátios que poderiam ser usados como áreas de lazer nos fins de tardes e de
semanas. Também podem colaborar, fazendo marcações nesses espaços e
arrumando os materiais para as crianças menores brincarem;
— nos postos de saúde e lugares onde há reuniões, as crianças mais velhas po-
dem colaborar, conseguindo o material para distrair as crianças menores
que vão com seus pais.
Se as crianças maiores quiserem colaborar, para organizar melhor as brincadei-
ras para as menores, precisarão saber como fazer isso:
— trocando idéias e planejando como conseguir materiais para brincar em
casa;
— discutindo com os professores das escolas maternais, dos jardins de infân-
cia e, com as crianças-que-cuidam-de-outras, a melhor forma para coope-
rar;
— convencendo a direção das escolas e os membros da comunidade que a es-
cola ou os lugares de reuniões podem ser usados para a realização das ativi-
dades criativas.