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INDICADORES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
Série “Coordinators’ Notebook”, v.1
O Projeto de Educação Pré-Primária do
IEA [
The IEA Preprimary Project
]
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é um
estudo comparativo inovador, realizado
em três fases e em países de quatro conti-
nentes, sobre os serviços destinados à
primeira infância. Seu objetivo é identi-
ficar os espaços em que as crianças
pequenas de diferentes países passam o
tempo, avaliar a “qualidade de vida” das
crianças nestes espaços e verificar
como esses espaços afetam o desen-
volvimento intelectual, social e escolar
das crianças com 7 anos de idade. A idéia
desse estudo emergiu das mudanças
sociais, econômicas e demográficas que
ocorreram nas últimas três décadas, que
levaram ao aumento da demanda por
serviços destinados às crianças pequenas,
obrigando, por conseguinte, os países a
buscar informações mais completas, com
o intuito de responderem às necessidades
emergentes das famílias.
Com certeza, os países precisam de
informações sobre a qualidade das
experiências vivenciadas pelas crianças
pequenas nas diferentes modalidades de
atendimento e sobre os efeitos dessas
experiências em seu desenvolvimento
futuro. Tais informações podem ajudar
os quadros dirigentes a elaborar progra-
mas que atendam à crescente demanda
por serviços destinados às crianças
pequenas, além de colaborar com os
órgãos de governo em suas tentativas de
integrar o planejamento dos programas
em favor da primeira infância com outros
aspectos do planejamento social e
econômico de longo prazo.
Pontos fortes do Projeto
Um dos pontos fortes do Projeto é
que os 15 países participantes
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disponi-
bilizam informações sobre várias
questões, dentre as quais: forma de
governo, população e estágio de desen-
volvimento. Como esses países em geral
não apresentam taxas de mortalidade
infantil muito elevadas, podem conse-
qüentemente deixar de lado as preocu-
pações com a sobrevivência das crianças
e se empenharem em lhes ofertar serviços
de educação e cuidado adequados.
Outro ponto forte do estudo é que ele
se beneficia da cooperação e das valo-
rosas contribuições de pesquisadores
especialistas da primeira infância, nos
países participantes, assim como de um
centro de coordenação, que normalmente
está vinculado a uma universidade ou a
um órgão de governo. Além disso, o proje-
to é dirigido por uma pessoa que conhece
bem os serviços locais em favor da
primeira infância, os aspectos organiza-
cionais das instituições locais voltadas
para a primeira infância e as principais
características culturais ou étnicas dos
países estudados. Um importante ponto
forte é a participação dos coordenadores
nacionais da pesquisa em todos os está-
gios de elaboração e de implementação
desse projeto de cunho internacional e,
sobretudo, da elaboração de todos os
instrumentos necessários – entrevistas,
questionários, protocolos e roteiros de
observação e avaliação do estágio de
desenvolvimento das crianças.
A FASE 1 (1986-1994) permitiu
conhecer as características das políticas
nacionais de educação e cuidado da
primeira infância (ECPI) (Olmsted e
Weikart, 1989) e partir de uma pesquisa
domiciliar para identificar e caracterizar,
nos diferen-tes países, as principais
modalidades de atendimento utilizadas
pelas famílias para a educação e cuidado
das crianças pequenas (Olmsted e
Weikart, 1994).
Situação atual
: fase con-
cluída.
NA FASE 2 (1989-2000), lançou-se
mão de um amplo leque de dados de
observação (para informações mais deta-
lhadas, ver mais adiante) e de entrevistas
para analisar, em cada país, o emprego
do tempo, as características interativas
e estruturais das principais modalidades
de serviços para as crianças e para
explorar os efeitos dos programas e dos
fatores familiares sobre o estágio de
desenvolvimento das crianças de quatro
anos de idade. Quatro monografias apre-
sentarão as conclusões das pesquisas
efetuadas no decorrer da fase 2:
■
Opinião dos professores e pais sobre
as dimensões mais importantes do
desenvolvimento das crianças peque-
nas (Weikart, 1999)
.
■
Características do espaço físico das
modalidades de atendimento desti-
nadas à primeira infância (no prelo em
2000).
■
Conclusões das observações realiza-
das nas instituições e estabelecimentos
destinados à primeira infância
■
Estágio de desenvolvimento das
crianças com 4 anos de idade e
relação entre esse fator e as caracte-
rísticas do ambiente familiar
Situação
A primeira monografia já foi
publicada e a segunda deverá estar con-
cluída em 2000; continuam os trabalhos
referentes às outras duas.
NA FASE 3 (1993-2000) o projeto será
finalizado, documentando a maneira
como essas experiências vivenciadas na
primeira infância afetam o desenvolvi-
mento das crianças de 7 anos de idade,
ou seja, uma idade em que todas as
crianças dos países participantes já
terão tido, no mínimo, um ano de escolari-
dade obrigatória. O objetivo dessa fase
final é analisar as relações entre as
experiências vivenciadas aos 4 anos de
idade em programas para a primeira
infância, e o desenvolvimento cognitivo,
da linguagem, social e escolar aos 7 anos
de idade – todos eles fatores relevantes
para o desempenho e sucesso no ensino
compulsório.
Situação
: A coleta dos dados da fase
3 foi concluída.
Elaboração dos instrumentos
necessários à fase 2
Por ocasião da elaboração dos instru-
mentos de observação, os grupos de
coordenadores da pesquisa trabalharam
para assegurar que seus resultados não
tivessem relação direta com o estágio de
desenvolvimento de um país, ou com o
nível socioeconômico das crianças que
freqüentavam os diversos serviços.
De comum acordo, eles decidiram tam-
bém que, para fazer comparações des-
O Projeto de Educação Pré-primária do IEA: Estudo
Comparativo dos Programas destinados à Primeira Infância
em 15 Países