106
Próprias ( %)
De Terceiros ( %)
Privados ( %)
Público (FINEP,BNDES, SEBRAE, BB, etc.) ( %)
BOX2
Atividades inovativas são todas as etapas necessárias para o desenvolvimento de produtos ou processos novos
ou melhorados, podendo incluir: pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos; desenho e
engenharia; aquisição de tecnologia incorporadas ao capital (máquinas e equipamentos) e não incorporadas
ao capital (patentes, licenças, know how, marcas de fábrica, serviços computacionais ou técnico-científicos)
relacionadas à implementação de inovações; modernização organizacional (orientadas para reduzir o tempo
de produção, modificações no desenho da linha de produção e melhora na sua organização física,
desverticalização, just in time, círculos de qualidade, qualidade total, etc); comercialização (atividades
relacionadas ao lançamento de produtos novos ou melhorados, incluindo a pesquisa de mercado, gastos em
publicidade, métodos de entrega, etc); capacitação, que se refere ao treinameOnto de mão-de-obra relacionado
com as atividades inovativas da empresa.
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) - compreende o trabalho criativo que aumenta o estoque de
conhecimento, o uso do conhecimento objetivando novas aplicações, inclui a construção, desenho e teste de
protótipos.
Projeto industrial e desenho - planos gráficos orientados para definir procedimentos, especificações técnicas
e características operacionais necessárias para a introdução de inovações e modificações de produto ou
processos necessárias para o início da produção.
5. Sua empresa efetuou atividades de treinamento e capacitação de recursos humanos durante os
últimos três anos, 2000 a 2002? Favor indicar o grau de importância utilizando a escala, onde l é
baixa importância, 2 é média importância e 3 é alta importância. Coloque O se não for relevante para a
sua empresa.
Descrição Grau de Im
ortância
Treinamento na em
res
0
2
3
Treinamento em cursos técnicos realizados no arran
o
0
2
3
Treinamento em cursos técnicos fora do arran
o
0
2
3
Está
ios em em
resas fornecedoras ou clientes
0
2
3
Está
ios em em
resas do
ru
o
0
2
3
Contrata
ão de técnicos/en
enheiros de outras em
resas do arran
os
0
2
3
Contrata
ão de técnicos/en
renheiros de em
resas fora do arran
o
0
2
3
Absor
ão de formandos dos cursos universitários localizados no arran
o ou
róximo
0
2
3
Absorção de formandos dos cursos técnicos localizados no arranjo ou próximo (0)
(2) (3)
BOX3
Na literatura econômica, o conceito de aprendizado está associado a um processo cumulativo através do qual
as firmas ampliam seus conhecimentos, aperfeiçoam seus procedimentos de busca e refinam suas habilidades
em desenvolver, produzir e comercializar bens e serviços.
As várias formas de aprendizado se dão:
a partir de fontes internas à empresa, incluindo: aprendizado com experiência própria, no processo de
produção, comercialização e uso; na busca de novas soluções técnicas nas unidades de pesquisa e
desenvolvimento; e
a partir de fontes externas, incluindo: a interação com fornecedores, concorrentes, clientes, usuários,
consultores, sócios, universidades, institutos de pesquisa, prestadores de serviços tecnológicos, agências e
laboratórios governamentais, organismos de apoio, entre outros.
Nos APLs, o aprendizado interativo constitui fonte fundamental para a transmissão de conhecimentos e a
ampliação da capacitação produtiva e inovativa das firmas e instituições.
6. Quais dos seguintes itens desempenharam um papel importante como fonte de informação para o
aprendizado, durante os últimos três anos, 2000 a 2002? Favor indicar o grau de importância
utilizando a escala, onde l é baixa importância, 2 é média importância é 3 é alta importância.
Coloque