O segundo saber, o Conhecimento pertinente, destaca a importância
de apreender os objetos em seu contexto, totalidade e conjunto. Esse é um princípio
básico do teatro que envolve, dessa forma, o estabelecimento de relações mútuas e
influências recíprocas entre o todo e as partes. Nesse saber, Morin aponta a
necessidade de se ensinar métodos que permitam estabelecer essas relações, para
qual o teatro pode contribuir.
A relação do sujeito com o contexto da criação dramática afina-se com
o pressuposto da imperfeição cognitiva desse saber já que o contexto é o próprio
mundo do sujeito/objeto. Para criar um personagem, por exemplo, se estabelece
uma relação de conhecimento com ele a partir do texto e dos objetos relacionados a
esse conhecimento. Do ponto de vista da Semiótica, eles geram signos que por sua
vez geram interpretantes – idéias, imagens, possibilidade de atuação, referências
implícitas ou explícitas, metáforas, relações, religações.
A partir dos signos gerados no primeiro contato entre ator e personagem,
vão se configurando outros, que se relacionam, integram e geram outros,
em um jogo amplo e criativo entre interpretante, signo e objeto. Uma rede
de relações permanente, resultado desse processo semiótico, que vai
buscar sua síntese, sempre provisória, na composição do personagem por
meio da linguagem teatral.
O entendimento do processo semiótico da criação artística permite uma
visão mais ampla do diálogo instaurado entre a capacidade de texto, o
personagem, a pesquisa e a encenação gerarem conhecimento e as
capacidades cognitivas simultâneas às habilidades expressivas do ator.
(MACHADO, M. A., 2006, p. 99).
Um personagem também envolve elementos diferentes e inseparáveis
que constituem o seu todo (econômico, político, sociológico, psicológico, afetivo,
mitológico) interdependente, interativo e inter-retroativo, como o conhecimento
complexo. Dessa forma, pelo teatro - seja no exercício de improvisação dramática ou
na construção do personagem - é possível a ampliação da Inteligência Geral,
aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais.