200
repercussões sobre a didática e as práticas de ensino. Encontro Nacional de Didática e
Prática de Ensino. Recife: ENDIPE, 2006.
ELKONIN, D.B. Característica general del desarrollo psíquico de nos niños. In: SMIRNOV,
A.A., LEONTIEV, A.N., RUBINSHTEIN, S.L. & TIEPLOV, B.M. (orgs) Psicología.
México: Grijalbo, 1960a.
ELKONIN, D.B. Desarrollo psíquico del niño desde el nacimiento hasta el ingresso en la
escuela. In: SMIRNOV, A.A., LEONTIEV, A.N., RUBINSHTEIN, S.L. & TIEPLOV, B.M.
(orgs) Psicología. México: Grijalbo, 1960b.
ELKONIN, D.B. Desarrollo psíquico de los escolares. In: SMIRNOV, A.A., LEONTIEV,
A.N., RUBINSHTEIN, S.L. & TIEPLOV, B.M. (orgs) Psicología. México: Grijalbo, 1960c.
ELKONIN, D. Problemas psicológicos del juego en la edad preescolar. In: DAVÍDOV, V. &
SHUARE, M. La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS. URSS: Editorial Progresso,
1987a.
ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia.
In: DAVÍDOV, V. & SHUARE, M. La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS. URSS:
Editorial Progresso, 1987b.
ELKONIN, D.B. Epílogo. In: VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas, tomo III. Madri: Visor,
1995.
ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ELKONIN, D.V. Lembranças do amigo e companheiro. In: GOLDER, M. (org.) Leontiev e a
psicologia histórico-cultural: um homem em seu tempo. São Paulo: Xamã, 2004.
ENGESTRÖM, Y., MIETTINEN, R & PUNAMÄKI, R. (orgs.) Perspectives on activity
theory. USA: Cambrigde University Press, 1999.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual
na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cadernos Cedes, v.24, n.62, p.64-81, abril,
2004a.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?
Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da
psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004b.
FARIA, Ana Lúcia Goulart. A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a
construção de uma pedagogia da educação infantil. Educação e Sociedade, ano XX, n.69,
pp.60-91, dez, 1999.
FARIA, Ana Lúcia Goulart. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma
pedagogia da educação infantil. In: FARIA, A.L.G. & PALHARES, M.S. (orgs.) Educação
Infantil pós-LDB: rumos e desafios. 5ª ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2005.
FELIPE. B.A. A percepção do mundo do trabalho pela criança [Resumo]. In: ABOP –
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (org.) Livro de