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Nesse sentido,
O professor é um elemento chave na organização das situações de
aprendizagem, pois compete-lhe dar condições para que o aluno "aprenda a
aprender", desenvolvendo situações de aprendizagens diferenciadas,
estimulando a articulação entre saberes e competências. Reafirma-se,
assim, a aprendizagem como uma construção, cujo epicentro é o próprio
aprendiz. Teríamos dessa maneira: o processo de desenvolver habilidades
através dos conteúdos. Em lugar de continuar a decorar conteúdos, o aluno
passará a exercitar habilidades, e através delas, a aquisição de grandes
competências. (ZACHARIAS, 2005).
Para verificar se realmente tais habilidades estão sendo desenvolvidas ou não
é necessário analisar e ponderar o trabalho realizado.
Por isso, pode-se dizer que a avaliação ocupa um papel importante no
processo de ensino e de aprendizagem; por meio dela é possível aos professores
analisar os progressos dos alunos e suas maiores dificuldades ao longo de um
trabalho realizado.
Assim, ao avaliar, os professores examinam não apenas o desempenho dos
alunos, mas também a sua prática de forma a melhorá-la constantemente.
Dessa forma, a avaliação do desempenho dos alunos na disciplina de
Matemática não deve ser analisada em um único momento com instrumentos que
exijam dos alunos apenas a reprodução de informações.
Há muitos instrumentos e formas para avaliar que poderão ser utilizados de
acordo com a visão que cada professor possui sobre a avaliação.
Melchior (2001, p. 55) aponta para a importância da observação como
instrumento avaliativo ao dizer:
Durante todo o processo de ensino e de aprendizagem, o professor faz
observações do que acontece em sala de aula. Quanto mais capacidade de
observação e de percepção ele tiver maior o conhecimento que terá de seus
alunos. Um maior número de informações dará mais tranqüilidade e
segurança ao professor quando ele tiver que emitir um juízo de valor sobre
os desempenhos de seus alunos.
No entanto, essas observações serão úteis se o professor tiver feito registro
dos fatos significativos ocorridos durante o processo. São estas informações
que vão formando o dossiê sobre cada aluno. Tanto os registros dos fatos
constatados de forma informal como aqueles observados formalmente, de
forma programada, na execução das tarefas previstas são importantes para
a análise global sobre a capacidade do aluno frente aos assuntos
desenvolvidos, aos desafios propostos para que as habilidades e as
atitudes se evidenciem.
Uma forma de tentar sanar as dificuldades que os alunos apresentam, quando
constatadas por meio da avaliação, é a utilização da análise de erros.