ix
SUMÁRIO
LISTA DE ILUSTRAÇÕES.....................................................................................................................xi
LISTA DE TABELAS E QUADROS INFORMATIVOS...................................................................... xiv
1.
INICIALIZANDO ..........................................................................................................................15
1.1
APRESENTAÇÃO DO ESTUDO .....................................................................................................15
1.2
JUSTIFICATIVA .........................................................................................................................18
1.3
PROBLEMÁTICA .......................................................................................................................20
1.3.1
O projeto AprovaMe...........................................................................................................20
1.3.2
AprovaMe: ajustando os procedimentos para a pesquisa.....................................................21
1.3.3
AprovaMe: pequena amostra dos resultados da pesquisa.....................................................24
1.3.4
AprovaMe: elaborando as atividades. .................................................................................27
2
FILOSOFANDO.............................................................................................................................30
2.1
NOTAS DO HISTÓRICO DA ARGUMENTAÇÃO ..............................................................................30
2.2
A MATEMÁTICA CHEGA AOS BANCOS ESCOLARES .....................................................................31
2.3
PARA QUE SERVE O ENSINO DA MATEMÁTICA: PRÁTICA OU FORMATIVA ?...................................32
2.4
FILOSOFANDO E ARGUMENTANDO !..........................................................................................33
2.5
A MATEMÁTICA (A)PROVA A ARGUMENTAÇÃO ! (AO SEU MODO...)............................................ 41
2.6
DIFERENTES CONCEPÇÕES SOBRE PROVA E DEMONSTRAÇÃO ......................................................43
2.7
ARGUMENTOS PARA O NOSSO ESTUDO......................................................................................46
3
CONTEXTUALIZANDO...............................................................................................................48
3.1
ARGUMENTAÇÃO SEGUNDO A COMUNICAÇÃO E A NOVA RETÓRICA...........................................48
3.2
COMUNICAÇÃO COMO CIÊNCIA .................................................................................................49
3.3
A ARGUMENTAÇÃO NA COMUNICAÇÃO .....................................................................................52
3.4
A ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA .....................................................................53
3.5
PENSANDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ..............................................................................55
3.6
CONTEXTOS PARA ARGUMENTAR..............................................................................................59
4
FUNDAMENTANDO.....................................................................................................................63
4.1
ALICERCES TEÓRICOS ..............................................................................................................63
4.1.1
Construcionismo:................................................................................................................63
4.2
DESIGN DAS ATIVIDADES DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM .....................................................67
4.2.1
Hábitos de pensamento matemáticos...................................................................................67
4.2.2
Tarefas segundo objetivos...................................................................................................73
5
ANALISANDO...............................................................................................................................78
5.1
METODOLOGIA ........................................................................................................................78
5.1.1
Aspectos gerais da pesquisa de campo. ...............................................................................78
5.1.2
Constituição do material de estudo: coleta e tratamento de dados. ......................................79
5.2
O PAPEL DA MEDIAÇÃO ............................................................................................................80
5.3
CONSIDERAÇÕES INICIAIS PARA A ANÁLISE: ..............................................................................83
5.3.1
Outras considerações para a análise:..................................................................................84
5.4 CONSTRUÇÃO DE DADOS E ANÁLISE DAS QUESTÕES TRIANGULARES. .........................................88
5.4.1
Análise parcial da atividade 1 - Baralho PA.......................................................................88
5.4.2
Análise parcial da atividade 2 - Degraus...........................................................................104
5.4.3
Análise parcial da atividade 3 – Escada I.......................................................................... 117
5.4.4
Análise parcial da atividade 4 – Escada II......................................................................... 131
5.4.5
Análise parcial da atividade 5 – Triângulos (Cabri). ........................................................142
5.4.6
Análise parcial da atividade 6 – Quadriláteros..................................................................149
5.5
ANÁLISE DA QUESTÃO HEXAGONAL - O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. ..................................162
6
FINALIZANDO............................................................................................................................ 166
6.1
O COMEÇO DO FIM:.................................................................................................................166
6.2
O MEIO DO FIM:....................................................................................................................168