AGRADECIMENTOS
Embora saibamos que toda a produção leva o nome de seu autor, não
podemos perder de vista que se constitui como resultado de um processo em
que inúmeras pessoas, de uma forma ou de outra, têm participação. Nesse
sentido, quero mencionar algumas dessas pessoas, que, além de possuírem
um papel relevante, possam representar outras tantas que não é possível
nominar, por falta de espaço.
Em primeiro lugar, o meu muito obrigado aos meus filhos Felipe e
Fernanda e ao esposo José, pelo apoio e por suportarem a minha ausência
durante esses dois anos; à Fernanda também pela ajuda na digitação. Os
meus agradecimentos aos integrantes do Conselho Tutelar – Gestão 1999 a
2002 e funcionários dessa instituição pelo incentivo e solidariedade.
Um agradecimento especial ao meu orientador Dr. Astor Antônio Diehl,
pela fantástica atenção e orientação deste trabalho, bem como pela
contribuição que tiveram as suas produções como fundamentos teóricos e,
acima de tudo, por sua prática acadêmica, que me fez perceber mais uma vez
que, quanto maior o grau de conhecimento, maior é a humildade das pessoas.
Ao professor Pedro Uczai, meu professor na graduação e especialização, por
ter me despertado o desejo de buscar compreender e produzir o conhecimento
histórico na ótica da contextualização, da sensibilidade no sentido de me fazer
sentir e perceber as relações dos sujeitos protagonistas de um acontecimento.
Ao professor Odilon Poli, professor na graduação, por me fazer pensar o
processo de avaliação, por me levar a refletir sobre a avaliação para além da
verificação, como processo, permitindo-me perceber outras possibilidades...
Aos autores que escreveram sobre o Contestado e aos que possibilitaram a
fundamentação teórica e metodológica. A Maria Emilse Lucatelli, pelo valioso
trabalho de revisão; a Karyne pelo trabalho de digitação. Agradeço, acima de
tudo, a Deus, pela força e coragem para prosseguir o trabalho.