Download PDF
ads:
CONTESTADO: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA
E LITERATURA (1980-2001)
TERESA MACHADO DA SILVA DILL
ORIENTADOR: PROFESSOR DOUTOR ASTOR ANTÔNIO DIEHL
Passo Fundo RS, Março 2003
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
10
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
MESTRADO EM HISTÓRIA
CONTESTADO: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA
E LITERATURA (1980-2001)
TERESA MACHADO DA SILVA DILL
Dissertação de Mestrado na área de
História Regional, apresentada ao
Programa de Pós-Graduação em
História como requisito parcial para a
obtenção do título de Mestre em
História, sob a orientação do Professor
Doutor Astor Antônio Diehl.
Passo Fundo RS, Março 2003
ads:
11
AGRADECIMENTOS
Embora saibamos que toda a produção leva o nome de seu autor, não
podemos perder de vista que se constitui como resultado de um processo em
que inúmeras pessoas, de uma forma ou de outra, têm participação. Nesse
sentido, quero mencionar algumas dessas pessoas, que, além de possuírem
um papel relevante, possam representar outras tantas que não é possível
nominar, por falta de espaço.
Em primeiro lugar, o meu muito obrigado aos meus filhos Felipe e
Fernanda e ao esposo José, pelo apoio e por suportarem a minha ausência
durante esses dois anos; à Fernanda também pela ajuda na digitação. Os
meus agradecimentos aos integrantes do Conselho Tutelar Gestão 1999 a
2002 e funcionários dessa instituição pelo incentivo e solidariedade.
Um agradecimento especial ao meu orientador Dr. Astor Antônio Diehl,
pela fantástica atenção e orientação deste trabalho, bem como pela
contribuição que tiveram as suas produções como fundamentos teóricos e,
acima de tudo, por sua prática acadêmica, que me fez perceber mais uma vez
que, quanto maior o grau de conhecimento, maior é a humildade das pessoas.
Ao professor Pedro Uczai, meu professor na graduação e especialização, por
ter me despertado o desejo de buscar compreender e produzir o conhecimento
histórico na ótica da contextualização, da sensibilidade no sentido de me fazer
sentir e perceber as relações dos sujeitos protagonistas de um acontecimento.
Ao professor Odilon Poli, professor na graduação, por me fazer pensar o
processo de avaliação, por me levar a refletir sobre a avaliação para além da
verificação, como processo, permitindo-me perceber outras possibilidades...
Aos autores que escreveram sobre o Contestado e aos que possibilitaram a
fundamentação teórica e metodológica. A Maria Emilse Lucatelli, pelo valioso
trabalho de revisão; a Karyne pelo trabalho de digitação. Agradeço, acima de
tudo, a Deus, pela força e coragem para prosseguir o trabalho.
12
RESUMO
Durante a realização da dissertação constatamos que o processo de produção
do conhecimento nas mais diferentes áreas perpassa os interesses, desejos,
necessidades e motivações de quem produz. Em outras palavras, vincula-se ao
lugar social, cultural e ideológico como resultado da compreensão e visão de
mundo, seja nas vivências cotidianas, seja em seus aspectos científicos e
filosóficos, como produto das práticas que se fazem social e historicamente
situadas. Nas produções historiográficas, tais percepções aparecem
visivelmente nos processos narrativos, através dos paradigmas teóricos e dos
procedimentos metodológicos, bem como no contexto histórico em que tal
conhecimento é pensado. Nessa perspectiva, este trabalho analisa como se
dão tais mudanças na historiografia do Contestado no período de 1980 a 2001.
Trabalhando com a matriz disciplinar, o estudo analisa obras que se constituem
como fontes de nosso estudo, cujos elementos constituidores são: a) interesse
pelo conhecimento histórico; b) perspectivas teóricas sobre o passado; c)
procedimentos técnico-metodológicos; d) formas de representação e narrativas
historiográficas; e) funções didáticas do conhecimento histórico. Tais elementos
perfazem os cinco capítulos desta dissertação, que analisa 26 obras sobre o
Contestado do período citado. Conforme a questão inicial proposta, de
perceber as mudanças paradigmáticas nas produções historiográficas, o
conjunto das obras analisadas caracterizou-se como um certo avanço no que
tange ao debate em torno da história voltada às questões socioculturais. Das
vinte e seis obras analisadas, apenas quatro abordam o evento como causas e
conseqüências, como factual; portanto, quase todas são passíveis de uma
nova cultura historiográfica.
Palavras-chave: história, historiografia do Contestado, teorias da história,
representações, estruturas narrativas.
13
ABSTRACT
Throughout the realization of this dissertation we noticed the output process of
knowledge on the most different areas, glides over interest, wishes, necessities
and motivation of whom produces it. In other words, it is related to the social,
cultural and ideological situation as the result of the comprehension and overall
view, either on the life experiences, or on its scientific and philosophic aspects,
as the product from the social and historical practice. In the historiographical
outputs, these notions are visible on the narrative process, through the
theoretical paradigms and the methodological procedure, as well as in the
historical context in which knowledge is thought. In this view, this work analyze
how the changes on the Contestado historiography from 1980 to 2001
happened. Working with the discipline matrix, the study analyzed works that are
sources of our study, which elements are: a) interest for historical knowledge; b)
theorical views about the past; c) technical-methodological procedure; d) ways
of representation and historiographical narratives; e) educational functions of
historical knowledge. These elements amount to the five chapters of this
dissertation, which analyze 26 works about the Contestado in the period of time
mentioned. According to the initial matter proposed, to see the paradigmatic
changes in the historiographical outputs, the set of works analyzed was
characterized like a certain advance in relation to the debate about the history
faced to the socio-cultural matters. From the twenty-six works analyzed, just
four deal with the event as causes and consequences, as being factual;
therefore, most of all are passive of a new historiographical culture.
Key words: history, historiography of Contestado, theories of history,
representations, narrative structures.
14
SUMÁRIO
AGRADECIMENTOS ....................................................................................................6
RESUMO.........................................................................................................................7
ABSTRACT.....................................................................................................................8
INTRODUÇÃO.............................................................................................................12
CAPÍTULO I
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NA PASSAGEM
PARA O NOVO SÉCULO...........................................................................................23
1.1 O sentido histórico concebido ao Contestado pelos historiadores
acadêmicos............................................................................................................30
1.2 O sentido do conhecimento histórico à luz dos historiadores não-
acadêmicos............................................................................................................39
1.3 Romances: uma perspectiva historiográfica.....................................................42
1.4 Eixos temáticos: os vários olhares sobre o Contestado.................................49
CAPÍTULO II
VARIÁVEIS TEÓRICAS: PERSPECTIVAS DE CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
NO CONHECIMENTO HISTÓRICO.........................................................................55
2.1 Percepção de tempo e espaço: os diferentes olhares....................................59
2.2 Fato e sujeito históricos: concepções e representações................................67
2.2.1 Concepção de fato histórico......................................................................69
2.2.2 Sujeito, indivíduo ou coletivo: protagonista do fato ...............................78
2.3 Paradigmas teóricos nos escritos historiográficos...........................................86
CAPÍTULO III
O CONHECIMENTO HISTÓRICO E OS PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS.....................................................................................................91
3.1 A problemática da pesquisa: uma necessidade metodológica como
possibilidade de dar sentido à história...............................................................93
3.2 Fontes históricas: diferentes possibilidades da busca do saber sobre o
Contestado.............................................................................................................99
3.3 O conhecimento histórico à luz das estratégias.............................................110
CAPÍTULO IV
O CONTESTADO NA ÓTICA DOS ROMANCES: NARRATIVAS E
REPRESENTAÇÕES................................................................................................121
4.1 Romance: uma possibilidade de compreensão do conhecimento
histórico.................................................................................................................127
4.1.1 Romance de ação ou acontecimento.....................................................131
4.1.2 Romance de personagem........................................................................140
4.2 As representações historiográficas do Contestado nos romances.............146
CAPÍTULO V
CONHECIMENTO HISTÓRICO: FUNÇÕES, PÚBLICO-ALVO E
PERSPECTIVAS ....................................................................................................156
5.1 Funções e significados das obras analisadas................................................159
5.1.1 Perspectivas didático-pedagógicas........................................................160
5.1.2 Pesquisa acadêmica: uma possibilidade à história regional..............164
5.1.3 Sentido dos romances ao conhecimento histórico ............................170
5.2 Escrever: o quê? para quem?...........................................................................175
CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................180
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................198
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O CONTESTADO.......................207
10
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo