CLOT, Yves. Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva. Revista Pró-Posições. Vol. 17, nº 2
(50). UNICAMP: Faculdade de Educação, maio/ago, 2006, p. 19-30
COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2004.
ERNEST, Paul. Investigações, resolução de problemas e pedagogia. In: ABRANTES, Paulo;
LEAL, Leonor da Cunha; PONTE, João Pedro (Orgs.). Investigar para aprender matemática.
Lisboa, 1998, p. 25-48.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o Ensino da Matemática no Brasil.
Zetetiké. Ano 3, nº 4. Campinas/SP UNICAMP: FE/CEMPEM, 1995, p. 1-37.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos
teóricos e metodológicos. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006. (Coleção formação
de professores)
FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo:
Atual, 1994. (Coleção formação de educador)
GOBBI, Márcia. Lápis vermelho é de mulherzinha: desenho infantil, relações de gênero e
educação infantil. 1997, 145 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação,
Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
______. Desenho Infantil e Oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In:
FARIA, Ana Lúcia Goulart de; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias
(Orgs.). Por uma Cultura da Infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas:
Autores Associados, 2002, p. 69-92. (Coleção educação contemporânea)
GÓES, Maria Cecília Rafael de. As relações intersubjetivas na construção de conhecimentos. In:
GÓES, Maria Cecília Rafael de; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A significação nos espaços
educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997, p. 11-28.
GÓES, Maria Cecília R. de; CRUZ, Maria Nazaré da. Sentido, significado e conceito: notas sobre
as contribuições de Lev Vigotski. Pro-posições. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade
de Educação. Campinas, SP, v. 17, nº 2 (50), maio/agosto, 2006, p. 31-45.
GREIG, Philippe, A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Tradução:
Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LEONTIEV, Aléxis N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
______. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L. S.;
LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradutora:
Maria da Penha Vilalobos. São Paulo: Ícone, 1988a, p. 59-83.