Autor
Conceito
Ênfase
13. Durand (1998,
p. 3)
“Conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e
necessárias à consecução de determinado propósito”.
Formação e
resultados.
14. Hase et al.
(1998, p. 9)
“Competência descreve as habilidades observáveis, conhecimentos
e atitudes das pessoas ou das organizações no desempenho de suas
funções (...) A competência é observável e pode ser mensurada por
meio de padrões”.
Ação e resultado.
15. Dutra et al.
(1998, p. 3)
“Capacidade de a pessoa gerar resultados dentro dos objetivos
estratégicos e organizacionais da empresa, se traduzindo pelo
mapeamento do resultado esperado (output) e do conjunto de
conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o seu
atingimento (input)”.
Aptidão, resultados,
formação.
16. Ruas (1999, p.
10)
“É a capacidade de mobilizar, integrar e colocar em ação
acontecimentos, habilidades e formas de atuar (recursos de
competências) a fim de atingir/ superar desempenhos configurados
na missão da empresa e da área”.
Ação e resultados
17. Oliveira (2000)
Trata-se de aquisições individuais não ligadas apenas aos processos de
aprendizagem escolar, envolvendo um desempenho eficiente e eficaz.
Competência refere-se, portanto, a um atributo individual, gerenciador de
todas as decisões num dado campo da atividade humana.
Formação e
resultados
18. Fleury e Fleury
(2000, p. 21)
“Competência: um saber agir responsável e reconhecido, que implica
mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que
agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”.
Ação e resultado.
19. Davis (2000, p. 1
e 15)
“As competências descrevem de forma holística a aplicação de
habilidades, conhecimentos, habilidades de comunicação no
ambiente de trabalho (...). São essenciais para uma participação
mais efetiva e para incrementar padrões competitivos. Focaliza-se
na capacitação e aplicação de conhecimentos e habilidades de
forma integrada no ambiente de trabalho”.
Ação e resultados
20. Zarifian (2001,
p. 66)
“A competência profissional é uma combinação de conhecimentos,
de saber- fazer, de experiências e comportamentos que se exerce em
um contexto preciso. Ela é constatada quando de sua utilização em
situação profissional a partir da qual é passível de avaliação. Compete
então a empresa identificá-la, avaliá-la, validá-la e fazê-la evoluir”.
Aptidão, ação,
resultado.
21. Becker et al.
(2001, p. 156)
“Competências referem-se a conhecimentos individuais, habilidades
ou características de personalidade que influenciam diretamente o
desempenho das pessoas”.
Formação e
desempenho.
22. Fischer et al.
(2001, p. 4)
“ser competente não é apenas, ser adequado ao desempenho de uma
função, mas dispor de recursos cognitivos e atitudinais, que permita
ao indivíduo dar respostas e antecipar problemas, de forma crítica e
reconstrutiva”.
Aptidão, ação,
resultado.
23. Hipólito (2002,
p. 7)
“O conceito de competência sintetiza a mobilização, integração e
transferência de conhecimentos e capacidades em estoque, deve
adicionar valor ao negócio, estimular um contínuo questionamento
do trabalho e aquisição de responsabilidades por parte dos
profissionais e agregar valor em duas dimensões: valor econômico
para a organização e valor social para o indivíduo”.
Formação, resultados,
perspectiva dinâmica.
24. Sant’Anna
(2002, p. 3)
“A competência é comumente apresentada como uma característica ou
um conjunto de características ou requisitos - saberes, conhecimentos,
aptidões, habilidades - indicados como condição capaz de produzir
efeitos de resultados e/ou solução de problemas”.
Formação e
desempenho.
25. Braga et al.
(2003)
“A competência não se limita aos conhecimentos teóricos e
empíricos retidos pelas pessoas e nem se encontra preso na tarefa, ao
contrário da qualificação que é determinada pela posição, ou ao cargo,
ou pelos conhecimentos da pessoa aferidos pelo sistema educacional”.
Formação, resultados,
perspectiva dinâmica.
Fonte: Adaptado de Bittencourt (2001)