Construção de Instrumento de Avaliação de Atitudes Raquel C. de O. Scoaris
viii
SUMÁRIO
I. Introdução .....................................................................................................................................12
I.1. Um pouco do que pensam os autores na área..........................................................................................15
I.2. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio.................. 21
I.3. História da Ciência e a psicologia da aprendizagem............................................................................... 26
I.4. Uso da História da Ciência no Ensino de Ciências ................................................................................. 29
I.5. Objetivo Geral.........................................................................................................................................37
I.6. Justificativas............................................................................................................................................38
II. Fundamentação............................................................................................................................39
II.1. Psicologia Social e Atitudes................................................................................................................... 39
II. 2. Atitudes................................................................................................................................................. 41
II.3. Avaliação de Atitudes............................................................................................................................ 45
II.3.1. Mensuração de atitudes e escala de atitudes ................................................................................... 45
II.3.2. A escala Likert................................................................................................................................ 47
Vantagens:............................................................................................................................................. 47
Desvantagens:........................................................................................................................................ 48
II.3.3. Testes psicométricos ....................................................................................................................... 48
II.4. Os Instrumentos de Avaliação de Atitudes VOSTS e COCTS.......................................................... 51
II.4.1. Origens e fundamentos ............................................................................................................... 51
II.4.2. A estrutura do questionário COCTS ...........................................................................................54
III. Metodologia ................................................................................................................................58
III.1- Teoria e Modelo de Construção de Escala de Atitudes........................................................................59
III.1.1. Construção dos Itens...................................................................................................................... 59
III.1.2. Validação da Escala.......................................................................................................................61
III.2. Planejamento, aplicação e coleta de dados para a avaliação estatística da escala.................................69
III.2.1. Procedimento de coleta de dados................................................................................................... 70
III.2.2 Análises Estatísticas ....................................................................................................................... 71
III.2.3 Análise Descritiva...........................................................................................................................71
III.2.4 Análise fatorial ...............................................................................................................................71
III.2.5. Análise de fidedignidade ............................................................................................................... 73
IV. Resultados e discussões..............................................................................................................76
IV.1. Amostra de estudantes de graduação em Ciências ............................................................................... 76
IV.1.1. Perfil dos estudantes...................................................................................................................... 76
IV.2. Análise de fiabilidade do instrumento.................................................................................................. 82
IV.3. Análise fatorial do instrumento ............................................................................................................ 83
V. Considerações finais ....................................................................................................................94
Referências ......................................................................................................................................100
APÊNDICES...................................................................................................................................105
APÊNDICE 1 ..................................................................................................................................106
Carta de encaminhamento do questionário para ser avaliado pelos juízes. ................................................. 106
Instruções para os juizes e a proposta de itens de Escala de Atitudes referentes à História da Ciência no
ensino ..........................................................................................................................................................107
APÊNDICE 3 ..................................................................................................................................123
Resultados das análises dos juizes............................................................................................................... 123
APÊNDICE 4 ..................................................................................................................................230
Resultado da concordância da análise dos juízes......................................................................................... 230
APÊNDICE 5 ..................................................................................................................................234
Protocolo entregue aos alunos..................................................................................................................... 234
Anexo 1 ............................................................................................................................................238