143
FITZGERALD, G. & SEMRAU, L.P. The effects of learner differences on usage
patterns and learning outcomes with hypermedia case studies. Journal of
Educational Multimedia and Hypermedia, v.7, n.4, p. 309-331, 1998.
FREITAS, M.T. de A. Vygotsky & Bakhtin. Psicologia e Educação: Um intertexto.
4ª ed., São Paulo: Editora Ática, 2003.
FREITAS, M.T. de A. Sites construídos por adolescentes: novos espaços de
leitura/escrita e subjetivação. Cadernos CEDES, v. 25, n. 65, Campinas: Jan/Apr,
2005.
GASPAR, A.; MONTEIRO, I.C.C. Atividades experimentais de demonstrações em
sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vigotski. Investigações
em Ensino de Ciências. v.10, n.2, 2005.
GIORDAN, M. The role of IRF exchanges in the discursive dynamics of e-mail
tutored interactions. International Journal of Educational Research, Oxford: v. 39,
p. 817-827, 2003.
GIORDAN, M. Tutoring through the internet: how students and teachers interact to
construct meaning. International Journal Science Education, v. 26, n.15: p.1875-
1894, 2004.
GIORDAN, M. O computador na educação em ciências: breve revisão crítica de
algumas formas de utilização. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 279-304, 2005a.
GIORDAN, M. A internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentas
culturais. Educação e Pesquisa. v.31, n.1, 2005b.
JOBIM e SOUZA, S. Infância e linguagem. In: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin.
Campinas: Papirus, 1994.
LEMKE, J.L. Aprender a hablar ciencia: languaje, aprendizaje y valores.
Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica S.A, 1997.
LEMKE, J.L. Analysing verbal data: principles, methods, and problems. In K. Tobin
& B. Fraser, (Eds.), International Handbook of Science Education. Boston: Kluwer
Academic Publishers, p. 1175-1189, 1998.
LEMKE, J.L. Articulating communities: sociocultural perspectives on science
education. Journal of Research in Science Teaching. v. 38, n.3: p. 296-316, 2000.
LUKIANCHUKI, C. Dialogismo: a linguagem verbal como exercício do social.
Revista Sinergia, CEFET-SP: v.2, n. 1, 2001.
MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí (RS): Editora
Unijuí, 1999.
MACHADO, A. H. Compreendendo as relações entre discurso e a elaboração de
conhecimentos científicos nas aulas de ciências. In: SCHNETZLER, R.P. e