Download PDF
ads:
UNESCO Brasilia Office
Representação da UNESCO no Brasil
Construindo Comunidades Virtuais de Aprendizagem : TôLigado – O Jornal
Interativo da sua Escola
Brasilina Passarelli
Brasília
2004
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Artigo publicado, em 01 de setembro de 2004, no Observatório da Sociedade da
Informação, de responsabilidade do Setor de Comunicação e Informação da
UNESCO no Brasil.
© UNESCO, 2004
BR/2004/PI/H/10
O autor é responsável pela escolha e pela apresentação dos fatos contidos nesta publicação
e pelas opiniões aqui expressas, que não são necessariamente as da UNESCO e não
comprometem a Organização. As designações empregadas e a apresentação do material não
implicam a expressão de qualquer opinião que seja, por parte da UNESCO, no que diz respeito ao
status legal de qualquer país, território, cidade ou área, ou de suas autoridades, ou no que diz
respeito à delimitação de suas fronteiras ou de seus limites.
ads:
Construindo Comunidades Virtuais de Aprendizagem : TôLigado – O Jornal
Interativo da sua Escola
Brasilina Passarelli
Professora Livre-Docente do Departamento de Biblioteconomia e
Documentação da Escola de Comunicações e Artes.
Coordenadora da Linha de Pesquisa “Interfaces em Educação” – LintE da
Escola do Futuro/USP
Pós-modernidade e a Sociedade Digital
O mundo das novas tecnologias de comunicação é
caracterizado por atributos como interatividade, mobilidade,
convertibilidade, interconectividade, globalização e velocidade.
As habilidades e o discernimento de cada indivíduo são o
recurso principal de cada nação, cuja importância no cenário
internacional é determinada pelo valor potencial daquilo que
seus cidadãos podem acrescentar à economia global. Esta mudança de estruturas
traduz a transição da era industrial para a chamada era da informação
1
. Enquanto na
era industrial a ênfase estava no produto
, com a educação centrada no ensino do fato,
na era da informação a ênfase se desloca para a inteligência
, requerendo dos
indivíduos habilidades como abstração, pensamento sistêmico, experimentação de
hipóteses e trabalho colaborativo
2
.
Multimídia – Convergência das Mídias e Narrativa Não-Linear
Ao combinar textos, diagramas, sons, figuras, animações e imagens em
movimento gerenciados por um sistema de hipertexto, a multimídia permite ao usuário
“folhear” os diversos documentos e “navegar” entre os elementos da rede informacional
construída. Esta navegação se faz, prioritariamente, à mercê dos ventos da descoberta,
desconstruindo a linearidade que o livro, com a leitura da esquerda para a direita de
1
Alvin Toffler popularizou a idéia de que o homem tem vivenciado uma sucessão de eras e que cada uma delas possui
características que determinam o seu futuro. Com efeito, Toffler [1990] mostra como a vida mudou com a descoberta da
agricultura, inaugurando a Era da Agricultura,
que reinou absoluta por aproximadamente 6.000 anos, durante os quais a vida em si
mesma e seus valores estavam estruturados em função da organização do alimento. Este período foi seguido pela Era Industrial,
que durou cerca de 300 anos , sendo substituído pela atual Era da Informação.
Cf. Alvin Toffler. Powershift - Knowledge,
Wealth and Violence at the Edge of the 21
st
Century. New York: Bantam Books, 1990.
2
Robert Reich,
professor titular da Harvard University e Ministro do Trabalho da primeira gestão do governo Clinton nos
Estados Unidos , aponta em seu livro The Work of Nations para três categorias de trabalho necessárias na sociedade futura:
serviços rotineiros de produção, serviços feitos pessoa-a-pessoa e serviços analítico-simbólicos. Argumenta que o tipo de
educação oferecida pelas escolas, atualmente, atendem às duas primeiras categorias. Mas, é da terceira categoria que dependerão a
competitividade e o bem estar de cada nação. Os profissionais que lidarão com serviços analítico-simbólicos atuarão com
manipulação de símbolos (dados, palavras, representações orais e visuais) em três tipos de atividade: (1) identificação de
problemas , (2) solução de problemas e (3) agenciamento estratégico. Cf. Robert B. Reich. The Work of Nations. New York:
1992.
1
forma seqüencial, imprimiu à cultura humana ao longo dos últimos quinhentos anos.
Além disso, a multimídia fala, prioritariamente, à intuição, deixando o usuário trabalhar
ou brincar sem que tenha que pensar sobre a tecnologia que está usando.
A multimídia viabiliza, assim, a interligação dos conteúdos seja por associações
de contexto, seja por relações lógicas e semânticas (para citar algumas dentre as
várias possibilidades), criando um ambiente instigante e propício à descoberta e à
construção do conhecimento. Neste contexto, as ferramentas associadas aos recursos
da multimídia podem se definir como instrumentos inovadores para a prática do ensino
e da aprendizagem, resgatando o papel da escola como catalisadora do conhecimento,
promovendo a troca de idéias e experiências entre indivíduos e coletividades em um
mundo em transformação.
Em grande medida, porém, a escola ainda mantém sua visão paroquial,
localizada, ignorando as profundas alterações que os meios e tecnologias de
informação introduzem na sociedade contemporânea, não percebendo que eles criam
novas maneiras de "apreender" e "aprender" o mundo. Essa inovadora multiplicidade
de pontos de vista, essa riqueza de leituras precisa ser digerida e incorporada pela
escola caso ela tenha a pretensão de sobreviver como locus privilegiado de produção e
disseminação do saber humano.
O novo cenário digital promove mudanças na maneira como pensamos,
conhecemos e aprendemos. Isso pressupõe novos papéis para estudantes e
professores: estes podem ser considerados não apenas como facilitadores como
também administradores de curiosidades, ao passo que os alunos devem ser vistos
como arquitetos do conhecimento.
O Projeto TôLigado – O Jornal Interativo da sua Escola
Para tentar superar as dificuldade da inserção das TIC nas escolas brasileiras,
pesquisadores da “Laboratório de Interfaces em Educação - LIntE” da Escola do Futuro
da USP conceberam, desenvolveram e implementaram o projeto TôLigado
(www.toligado.futuro.usp.br
) criado para incentivar, ancorar e divulgar atividades de
pesquisa, produção do conhecimento e comunicação entre alunos do ensino
fundamental (7ª e 8ª séries) e do ensino médio das 2931 escolas públicas estaduais do
Estado de São Paulo que possuem SAI – Sala Ambiente de Informática. A metáfora do
jornal interativo, utilizada no site, cria um ambiente de aprendizagem propício à
socialização do conhecimento e conseqüente criação de comunidades virtuais de
aprendizagem e prática.
Considerado em seus objetivos gerais, este projeto pretende disponibilizar acesso à
infoesfera mundial e, desta forma, democratizar o acesso à informação aos alunos e
professores das escolas públicas, bem como aos membros das comunidades envolvidas
com estas escolas. Além disso, o projeto busca incentivar atividades colaborativas de
produção do conhecimento em ambientes virtuais e a consequente autoria coletiva na web .
A comunicação entre professores e alunos se dá através de fóruns e salas de bate-papo.
O projeto se propõe também capacitar os professores na utilização da tecnologia digital
para atuarem como facilitadores na interação entre tecnologia e aprendizagem .
2
Primeiros Resultados
O site Tôligado – O Jornal Interativo da Sua Escola (www.toligado.futuro.usp.br)
vêm apresentando, desde seu lançamento em outubro de 2002 , grande aceitação
entre os atores envolvidos em sua comunidade – professores e alunos. Mais de 700
ATP’s (assistente técnico-pedagógico – responsáveis nos NRTE’s pela disseminação
de projetos com TIC entre as escolas e professores da rede pública estadual )
participaram de “workshops” de 40h/aula visando a capaciatação dos professores para
a utilização das tecnologias de informação e comunicação em ambientes de ensino e
aprendizagem, em especial nas atividades do Tôligado.
Cerca de 1300 escolas participam ativamente do projeto (dentre as 3000 escolas
da rede com SAI – Sala Ambiente de Informática) envolvendo, no mínimo, 3
professores por escola ( 3900 professores no total) e cerca de 3.000.000 de alunos.
Mais de 7000 atividades já foram publicadas no site. Este ano será realizada a III
Gincana Tôligado onde serão premiadas as escolas que mais publicam e os melhores
trabalhos publicados. Vídeos das ginganas anteriores encontram-se disponíveis no site.
3
www.toligado.futuro.usp.br - Página Inicial
Exemplo de Publicação
de Alunos na Atividade
Quadrinhos Interativos
4
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo