Construindo Comunidades Virtuais de Aprendizagem : TôLigado – O Jornal
Interativo da sua Escola
Brasilina Passarelli
Professora Livre-Docente do Departamento de Biblioteconomia e
Documentação da Escola de Comunicações e Artes.
Coordenadora da Linha de Pesquisa “Interfaces em Educação” – LintE da
Escola do Futuro/USP
Pós-modernidade e a Sociedade Digital
O mundo das novas tecnologias de comunicação é
caracterizado por atributos como interatividade, mobilidade,
convertibilidade, interconectividade, globalização e velocidade.
As habilidades e o discernimento de cada indivíduo são o
recurso principal de cada nação, cuja importância no cenário
internacional é determinada pelo valor potencial daquilo que
seus cidadãos podem acrescentar à economia global. Esta mudança de estruturas
traduz a transição da era industrial para a chamada era da informação
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. Enquanto na
era industrial a ênfase estava no produto
, com a educação centrada no ensino do fato,
na era da informação a ênfase se desloca para a inteligência
, requerendo dos
indivíduos habilidades como abstração, pensamento sistêmico, experimentação de
hipóteses e trabalho colaborativo
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Multimídia – Convergência das Mídias e Narrativa Não-Linear
Ao combinar textos, diagramas, sons, figuras, animações e imagens em
movimento gerenciados por um sistema de hipertexto, a multimídia permite ao usuário
“folhear” os diversos documentos e “navegar” entre os elementos da rede informacional
construída. Esta navegação se faz, prioritariamente, à mercê dos ventos da descoberta,
desconstruindo a linearidade que o livro, com a leitura da esquerda para a direita de
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Alvin Toffler popularizou a idéia de que o homem tem vivenciado uma sucessão de eras e que cada uma delas possui
características que determinam o seu futuro. Com efeito, Toffler [1990] mostra como a vida mudou com a descoberta da
agricultura, inaugurando a Era da Agricultura,
que reinou absoluta por aproximadamente 6.000 anos, durante os quais a vida em si
mesma e seus valores estavam estruturados em função da organização do alimento. Este período foi seguido pela Era Industrial,
que durou cerca de 300 anos , sendo substituído pela atual Era da Informação.
Cf. Alvin Toffler. Powershift - Knowledge,
Wealth and Violence at the Edge of the 21
st
Century. New York: Bantam Books, 1990.
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Robert Reich,
professor titular da Harvard University e Ministro do Trabalho da primeira gestão do governo Clinton nos
Estados Unidos , aponta em seu livro The Work of Nations para três categorias de trabalho necessárias na sociedade futura:
serviços rotineiros de produção, serviços feitos pessoa-a-pessoa e serviços analítico-simbólicos. Argumenta que o tipo de
educação oferecida pelas escolas, atualmente, atendem às duas primeiras categorias. Mas, é da terceira categoria que dependerão a
competitividade e o bem estar de cada nação. Os profissionais que lidarão com serviços analítico-simbólicos atuarão com
manipulação de símbolos (dados, palavras, representações orais e visuais) em três tipos de atividade: (1) identificação de
problemas , (2) solução de problemas e (3) agenciamento estratégico. Cf. Robert B. Reich. The Work of Nations. New York:
1992.
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