SÉRIE ESTUDOS
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Além desses quesitos sobre repetência, o suplemento e o corpo básico desta PNAD inclu-
em outros quesitos importantes para o cálculo das taxas de repetência. Em primeiro lugar,
o suplemento inclui um quesito (4) sobre a idade com que o indivíduo iniciou o primeiro
grau. Em segundo lugar, tanto o suplemento quanto o corpo básico informam se o indiví-
duo freqüenta, ou não, escola e o grau e a série correntemente freqüentados, ou o mais alto
grau e série alcançados, caso declare não estar freqüentando escola.
3
3.2 PROBABILIDADES ESTIMADAS
Com base no suplemento da PNAD 1985, é possível isolar a repetência apenas na 1
a
e 5
a
séries. Como a repetência na 1
a
série é reconhecidamente a de maior importância, neste es-
tudo concentramos nossa atenção nessa série. O objetivo específico é estimar a probabilida-
de de repetência, p
n
, condicionada no número de vezes que o aluno já repetiu essa série, n;
p
0
denota a probabilidade de repetência de um aluno que nunca repetiu (n=0). Note-se
que estamos contando apenas o número de repetências; portanto, um indivíduo que está na
sua terceira tentativa de fazer a 1
a
série, mas nas duas anteriores abandonou o curso no meio
do ano, será contado como um aluno que nunca repetiu (n=0). Um aluno que está na sua
quarta tentativa de fazer a 1
a
série, tendo repetido uma vez e abandonado nas outras duas,
será contado como um aluno com uma repetência (n=1).
A PNAD 1985 permite estimar essas probabilidades de repetência de variadas formas.
Neste estudo, utilizamos duas alternativas básicas.
3.2.1 Alternativa A: estoque
Nesta alternativa, trabalhamos com o universo de crianças de 7 a 14 anos. Para o cálculo
das probabilidades, eliminamos desse universo todos aqueles que ainda não foram expostos
à repetência. Esse grupo excluído é composto de dois subgrupos. Num grupo estão aqueles
que nunca freqüentaram a escola. No outro grupo estão aqueles que já freqüentaram ou
freqüentam a escola, mas nunca chegaram ao final da 1
a
série. Essa situação pode ocorrer, ou
porque as crianças estão freqüentando a 1
a
série pela primeira vez, ou porque, nas diversas
alternativas anteriores, abandonaram a escola durante o ano letivo. O fato é que nunca che-
garam a ser aprovadas ou reprovadas na 1
a
série. Cumpre ressaltar, neste ponto, que, devido
a uma limitação do questionário, foram também eliminados (indevidamente) aqueles que
chegaram a ser reprovados mas, ou não freqüentam mais a escola, ou passaram a freqüentar
um curso não-seriado.
Dessa forma, a população remanescente, que consiste daquela exposta à reprovação na 1
a
série (veja exceção acima), inclui todos aqueles que ou já foram aprovados ou reprovados ao
menos uma vez na 1
a
série. Esse grupo foi, então, dividido segundo (a) se já foram ou não
aprovados na 1
a
série e (b) o número de vezes que já repetiram a 1
a
série. Essa repartição
está ilustrada na tabela 1, em que m
0j
indica o número de indivíduos que ainda não foram
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As informações sobre se o indivíduo freqüenta ou não a escola e o grau e a série correntemente freqüentados ou o
mais alto grau e série alcançados, caso declare não estar freqüentando mais a escola, fazem parte das pnads para todos
os demais anos.