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experiências educacionais, uma bibliografia especializada, as normas
e diretrizes do seu sistema de ensino e as próprias Diretrizes
Curriculares Nacionais. Todos esses aspectos devem ser considerados
visando sua coerência com o projeto de sociedade que se tenta cons-
truir, ou seja, um projeto de sociedade efetivamente compromissado
com os interesses e as necessidades da grande maioria excluída do exer-
cício de uma cidadania plena.
Nesse processo de elaboração do projeto político-pedagógico da esco-
la, compete ao Conselho Escolar debater e tornar claros os objetivos e os
valores a serem coletivamente assumidos, definir prioridades, contribuir
para a organização do currículo escolar (ver Caderno 4) e para a criação de
um cotidiano de reuniões de estudo e reflexão contínuas, que inclua, prin-
cipalmente, a avaliação do trabalho escolar (ver Caderno 2)
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. Por meio des-
se processo, combate-se a improvisação e as práticas cotidianas que se
mostram incompatíveis com os objetivos e as prioridades definidos e com
a qualidade social da educação que se pretende alcançar.
Os Conselhos Escolares, ao assumirem a função de estimular e desenca-
dear uma contínua realização e avaliação do projeto político-pedagógico
das escolas, acompanhando e interferindo nas estratégias de ação, contri-
buem decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual
a escola e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos de-
safios escolares imediatos, mas dos graves problemas sociais vividos na
realidade brasileira.
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Segundo a Unicef/Undime-RN (Natal, 2003:11), o Conselho Escolar
pode “desempenhar um papel relevante na busca de melhoria de resulta-
dos da aprendizagem dos alunos no âmbito da escola, evitando, dessa
forma, a permanência do quadro atual de abandono. Outro aspecto
relevante refere-se à possibilidade de esse Conselho fomentar a elabora-
ção do projeto político-pedagógico nas escolas, buscando criar mecanis-
mos pedagógicos para melhorar a prática docente”.
Os Conselhos Escolares e a construção da proposta educativa da escola