PIMENTA, S.G. GHEDIN, E. (orgs) Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica
de um conceito. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo:
Cortez, 2002. v.1.
PIMENTEL, M.G. O Professor em Construção. São Paulo: Papirus, 2003.
PLACCO, V.N.; SILVA, S.H. Formação do Professor: desafios e possibilidades. In:
ALMEIDA, L.; PLACCO, V.N. O Coordenador Pedagógico e a formação docente.
6 ed. São Paulo: Loyola, 2005.
POLOLI, L.H. FRANKEL, M.R. Humanising medical education through faculty
development: linking self-awareness and teaching skills. Medical Education, [s/l],
v. 39, n.2, p.154, fev., 2005.
POZO, J.I. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre:
ArtMed, 2002.
REALI, A.M.M. R. MIZUKAMI, M.G.N. (orgs.). Formação de professores, práticas
pedagógicas e escola. São Paulo: EDUFSCar, 2002.
REALI, A.M.M. TANCREDI, R.M.S. Interação escola-famílias: concepções de
professores e práticas pedagógicas. In: (orgs.) REALI, A.M.M.R.; MIZUKAMI, M.G.
N. Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. São Paulo:
EDUFSCar, 2002.
RICHARDSON, et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo; Atlas,
1999.
RODRIGUES, A. ESTEVES, M. A análise de necessidades na formação de
professores. Portugal: Porto Editora, 1993.
SANTOS, L.L.C.P. Ensino como produção cultural: novas perspectivas para o
currículo e a formação de professores. In: LEITE,D.B.C. MOROSININI, M. (orgs).
Universidade Futurante: produção do ensino e inovação. Campinas,São Paulo:
Papirus, 2002. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
SEVERINO, A .J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.
SEVERINO, A.J.; FAZENDA, I.C.A. (Orgs). Formação docente: rupturas e
possibilidades. São Paulo: Papirus, 2002.
SEVERINO, A.J.; TEODORO, A.; VASCONCELOS, M.L. (orgs.) Ensinar e
Aprender no Ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação
universitária. São Paulo: Mackenzie/Cortez , 2003.
SONZOGNO, M.C. Metodologias no ensino superior: algumas reflexões. In:
BATISTA, N.A . BATISTA, S.H. (orgs). Docência em saúde: temas e experiências.
Currículos Inovadores: O desafio da inserção docente. São Paulo: Senac, 2004.