131
Antonieta Queiroz (51a. 2007).
O que nós aprendíamos no 1º ano era ler e escrever. O alfabeto você tinha
que saber todinho, não tinha esse negócio de juntar, hoje em dia...Assim,
você no primeiro ano A, você fazia o alfabeto é como o prezinho de hoje em
dia, tipo uma alfabetização. A tabuada também era obrigatória, mas o que
mais nós aprendíamos nessa época era ler e escrever. Primeiro...Tinha que
aprender a escrever para depois a ler. A professora passava bastante
atividade de formar frases, separação de sílabas esses daí, que era mais
assim. Ela passava... Não tinha interpretação de textos nesses dois
períodos
53
, agora já no primeiro ano C, ela passava o texto. Aí, a gente
tinha que fazer... Tipo uma interpretação e, você era obrigado a aprender.
Ela explicava era uma, ou duas vezes, não, não falava mais do que isto daí,
e se você perguntasse você ficava de castigo.
Leomar Oliveira (52a. 2007).
Na escola a professora passava o alfabeto, depois as sílabas e aí soletrava
no quadro. Depois, você já passava para o livro né? Passava as atividades
no quadro à gente preenchia. Essas atividades eram: cópia e interpretação.
A professora falava: primeiro vamos copiar esse texto, a gente copiava,
agora vamos responder. Tinha muita cópia da cartilha. Porque a cartilha
vinha complementada pelos textinhos assim... Tipo três ou quatro
parágrafos dava o que?... Umas... Cinco ou seis linhas. A cartilha era
Caminho Suave, eu tinha ojeriza daquele livro, eu não gostava porque
quando eu pegava aquele livro, e ela (a professora) queria que eu lesse.
Então eu tomei até gastura dele. Nesse livro não é como hoje né? Primeiro,
as vogais, alfabeto e você vai para as palavras, lá não, é a palavra e você
que vai decodificar as letras depois.
Rita Cassiana (66a.2007).
A minha professora começou a ensinar a ler pela letra A. A letra tinha que
ser bem decorada pra aprender e aí tinha mais o abecedário, que falavam
que... O abecedário, que falava antigamente, tinha que decorar do A até o
Z. Aí, que a professora ia passar... Fazer as sílabas. Aí nós íamos aprender
as sílabas. Depois que nós decorávamos aí a professora levantava uma por
uma das crianças, por exemplo, fulano levanta e lê. Você ia ler na mesa
dela e lá você penava né? Tinha muitas sílabas, tinha muito... Assim
encobrir, ela passava lotava no caderno para encobrir passava o lápis por
cima. Você está entendendo? Era para melhorar a coordenação-motora.
Tinha, tinha muita cópia. Tirava do quadro e do caderno, bastante cópia
comprida né? Não pedacinho não, só comprido. É tinha o caderninho de
caligrafia para aprender fazer as sílabas né, e as frases e certo na linha não
podia passar fora da linha. O método era soletração era assim, por exemplo,
ela passava aquelas sílabas no quadro aí, ela ficava um b e um a faz BA
depois que conhecesse o abecedário, tanto maiúsculo quanto o minúsculo
você viu sempre na cartilha tem o abecedário maiúsculo e minúsculo esse
aí, os tínhamos que saber bastante. Você já viu essa cartilha que tem a letra
maiúscula e tem a minúscula? No primeiro ano A. eu lembro a cartilha era o
ABC, depois tinha aquele livro que falava assim na fazenda do tio Mário,
você chegou de ver esse livro? O nome eu não lembro.
53
Os períodos que a professora se refere são o primeiro ano A e o primeiro ano B.