O mesmo autor comenta que toda aula deveria terminar com uma
tarefa, que seria o prolongamento da atividade feita em sala de aula e o exercício
pode ser efetuado fora do período de aula geralmente em casa. Ou seja, quando
esse exercício é efetuado fora do período de aula recebe o nome de tarefa.
Referindo-se ás tarefas, Fontoura (1963, p.470) afirma:
A solução que nos parece melhor é esta: o mestre passa o exercício em
aula, manda os discípulos fazerem-no imediatamente e, terminado o tempo
razoável, passa a corrigir os cadernos ali mesmo em aula. A correção é
coletiva : para cada exercício um aluno vai ao quadro negro escrever a
resposta certa e os demais corrigem seus próprios cadernos. A fim de
fiscalizar permanentemente a correção, o professor não permanece na sua
mesa, mas fica percorrendo as carteiras e vendo se os alunos estão
corrigindo certo, acompanhando a correção do colega no quadro negro
(FONTOURA: 1963, p.470)
O autor alega que é importante o professor fazer esse tipo de
atividade para desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade. Reconhece
que nem sempre será possível fazer dessa forma, mas que os exercícios para casa
são indispensáveis e que devem atingir alguns objetivos.
Segundo Fontoura (1963, 470 e 471)
Os exercícios, para atingirem seu objetivo, devem obedecer a alguns
princípios evidentes:
a) não serem demasiado longos nem demasiados curtos;
b) não serem muito difíceis (porque desanimam o aluno), nem muito fáceis
(porque não estimulam o jovem);
c) terem um conteúdo interessante e objetivo, tanto quanto possível ligado a
vida do aluno (FONTOURA: 1963, pp.470-471).
Para Carvalho (1960), as técnicas didáticas das tarefas escolares
compõem-se de vários aspectos:
Devem ser variadas, estimulantes, interessantes; devem ser precedidas de
instruções completas e adequadas; devem ser propostas no momento
adequado (no início da aula ou da unidade, no seu decurso, se estão
relacionadas com uma parte apenas da aula, ou da unidade, e se acabamos
de tratar do assunto a que a tarefa se refere, no seu término, se o trabalho
engloba todo o contexto da aula ou da unidade; deve-se exigir que os
alunos anotem, por escrito, tanto a tarefa, quanto as correspondentes
instruções; deve-se incentivar e motivar intensamente o aprendiz para a
tarefa; deve-se fixar o prazo da entrega; deve-se corrigir a tarefa no menor
prazo possível; o professor não deve esquecer de elogiar aqueles que
fizeram a tarefa (CARVALHO: 1960, p. 194) .