SÍNTESE DAS RESPOSTAS DOS SUJEITOS DA PESQUISA REFERENTE ÀS PERGUNTAS DO
QUESTIONÁRIO 2 (Q2 – Matemática na EJA)
SUJEITOS DA PESQUISA
PERGUNTAS
IRE DAM GUT
1. Como você define a Matemática na EJA?
“Aplicada para que os educandos possam
usá-la em sua vida”.
“Como uma oportunidade de realizar as
operações e problemas do dia-a-dia,
através do conhecimento e capacitação”.
“De fundamental importância, pois é
um instrumento na resolução de
problemas aplicados no cotidiano”.
2. O processo de ensino-aprendizagem da
Matemática deve ser compreendido de forma
diferenciado no universo da EJA em relação
às outras modalidades da Educação Básica?
( ) Sim ( ) Não. Justifique
“Não, pois os alunos da EJA devem ser
inseridos no contexto sem distinções de
qualidade”.
“Não. Conforme o aluno objetiva uma
colocação no mercado de trabalho e se
não se preparar adequadamente jamais
conseguirá êxito. Portanto, a formação
deve ser integral”.
“Não. Assim como outra carência do
conhecimento deve ser trabalhada de
forma criteriosa respeitando o tempo
do aluno”.
3. Que importância você atribuí ao ensino da
Matemática na EJA?
“De forma significativa, pois a mesma se
aplica a tudo que se possa imaginar”.
“É de fundamental importância para a
realização das operações e resolução dos
problemas diários de sua vida prática”.
“É importante na prática do cotidiano,
e desenvolve a inteligência lógico-
matemática que o aluno da EJA irá
precisar em outras ciências”.
4. De que forma você acha que a Matemática
deve ser ensinada na EJA?
“Através de uma metodologia com
prática que os educandos concretizem os
conhecimentos a ser aplicados”.
“Idêntica ao ensino fundamental, porém
com o conteúdo condensado que permita
ao aluno possuir o conhecimento
específico necessário”.
“Aplicando situações do cotidiano do
aluno”.
5. Em sua opinião, que conhecimentos
matemáticos são essenciais para que os
alunos da EJA supram suas necessidades
básicas de aprendizagem da Matemática?
“Domínio das regras, dos conceitos, dos
cálculos e utilização das fórmulas”.
“As operações fundamentais. Os
conteúdos ensinados voltados para a
preparação de mão-de-obra para o
mercado”.
“Operações matemáticas, Matemática
Financeira, área, assuntos relacionados
ao seu cotidiano”.
6. Como você costuma ensinar Matemática
aos seus alunos da EJA?
“Aulas de campo, laboratórios, jogos e
aulas expositivas”.
“Através de aula expositiva, aplicação de
exercícios, trabalhos e fazendo
comparações com os problemas do
cotidiano enfrentados por eles”.
“Lançando situações problemas
relacionadas às dificuldades no
cotidiano do aluno. A partir daí o
conteúdo é trabalhado”.
7. Em sua opinião, quais são as causas e/ou
motivos que levam o aluno da EJA a
“fracassar” em Matemática?
“Visão que a Matemática é difícil desde
as séries iniciais”.
“A falta de um embasamento teórico
prático, porque a Matemática é um
processo acumulativo de aprendizagem
onde determinado assunto (teoria) serve
de base para o conteúdo seguinte. Falta
também de um trabalho de
conscientização da importância do estudo
da Matemática pela escola”.
“O aluno da EJA não prioriza a escola,
logo não tem tempo para se dedicar e
melhorar seu conhecimento”.