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robusta se suas propriedades são mantidas mesmo quando seus lados e vértices são
movimentados. Nessa atividade explore as seguintes ferramentas: distância e comprimento,
ângulo.
1. Somente observando: As duas figuras podem ser chamadas de quadrados? Por que?
2. Agora, movimente os lados e os vértices das figuras. Que figura você escolheria para
representar o quadrado? Justifique.
Atividade 3: Nomeando os itens criados.
1. Crie um ponto e chame de A.
2. Construa um segmento com extremidades B e C.
3. Clique em "ponto sobre objeto" e crie o ponto D sobre o segmento BC.
4. Movimente os pontos A e D e explique a diferença entre eles. Grave o arquivo.
Atividade 4: Abra o arquivo Segmento.
Dados os segmentos AB e CD. Construa um segmento EF de medida igual a AB+CD.
1. use a ferramenta "distância e comprimento" para medir os segmentos AB e CD.
2. Acione a ferramenta "calculadora". Some as medidas de AB+CD. Arraste o resultado da soma
para fora da calculadora.
3. Acione a ferramenta "transferência de medidas" e crie um segmento EF com medida AB+CD
(para isso, clique no resultado da soma de AB+CD e no ponto E). Movimente as
extremidades dos segmentos AB e CD. Comente. Grave o arquivo.
Atividade 5: Ângulos O.P.V. – opostos pelo vértice.
1. Desenhe abaixo, como você imagina ser a representação da seguinte situação: Duas retas
concorrentes r e s dividem o plano em quatro regiões. O ponto O é o ponto de interseção das
retas r e s. Tem-se que P
∈
r e Q
∈
s.
2. Abra o arquivo opv.
Movimente os pontos P e Q. Comente a relação entre os ângulos PÔQ formados com o
movimento dos pontos em cada região. Sugestão: Abaixo, você pode criar uma tabela
comparando as regiões com os ângulos formados e fazer seus comentários. Grave o arquivo.
3. Movimente as retas e responda: Quando as duas retas concorrentes r e s formam quatro
ângulos iguais?
Atividade 6: Reta perpendicular
1. Dada uma reta r e um ponto P fora dela.
Acione a ferramenta "reta perpendicular" e clique em P e num ponto qualquer de r.
Com isso você tem um ponto P que pertence a uma reta concorrente à reta r. Descubra as
medidas dos ângulos formados pelas 4 regiões. Comente a sua resposta. Grave o arquivo.
Atividade 7: Reta paralela
1. Dada uma reta r e um ponto P fora dela. Construa uma reta s que passa pelo ponto P e é
paralela a reta r.
Atividade 8: Ponto médio.
1. Construa um segmento AB.
2. Acione a ferramenta "ponto médio" e obtenha o ponto Q, médio de AB.
3. Qual a relação do ponto Q com as extremidades A e B?
Atividade 9: Abra o arquivo pto_medio.
1. Seja o segmento AB. O ponto P é móvel.
2. Q é ponto médio de AP e R é ponto médio de PB.
3. O que se pode dizer sobre o segmento QR?
Atividade 10: Soma dos ângulos internos de um triângulo é ______
Passo 1: Construa um triângulo ABC.
Passo 2: Utilize a ferramenta "ângulo" e obtenha as medidas de
∧∧∧
CBA ,,
internos do triângulo ABC.
Passo 3: Acione a ferramenta "calculadora" e some os ângulos internos do triângulo ABC. Arraste
o resultado para a tela do computador.
Passo 4: Movimente os vértices e os lados e some os novos ângulos.