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exemplo das comunidades, também está no atributo confiança, que, como lembra Echeverría
(2002, p. 13), é o atributo sem o qual nenhum sistema social é capaz de sustentar-se.
Desta forma, a construção de relacionamentos organizacionais que possibilitem as
organizações pensadas por Hock (1999), Drucker (2002) e Flores (1997) passa por mecanismos
semelhantes ao da construção de relacionamentos nas comunidades. Echeverría (2002, p.13-19)
descreve seis desses mecanismos que possibilitam o desenvolvimento da confiança, “viga mestra
da empresa do futuro”, sintetizados no quadro 5.
Quadro 5 - Mecanismos que têm a capacidade de desenvolver confiança
Mecanismo Influência nas organizações
Normas de
comportamento
e sua
administração
Toda organização, toda empresa, tem suas próprias normas de comportamento que influem no nível de
confiança de seus membros e condicionam determinados comportamentos. Quanto mais claras e respeitadas
essas normas forem, maior a confiança com que os membros da empresa se desenvolverão; quanto mais
confusas forem e quanto mais arbritariamente forem aplicadas, maior será a desconfiança com que operam.
Toda norma de comportamento tem um determinado efeito na confiança. Todavia, aquelas que incidem com
maior força nos níveis de confiança de uma empresa são, habitualmente, as relacionadas com sistemas de
avaliação de desempenhos e com as normas de contratação e demissão, de remuneração, de promoção e outros
benefícios – em geral as que compõem as políticas de compensações da empresa.
Propriedade e
dinheiro
No que se refere às empresas, isso remete às políticas de remuneração, de incentivos pecuniários e de
distribuição de lucros. São múltiplos os indicadores que, no contexto da empresa, indicam quão saudável ela está
financeiramente. Seu nível de endividamento e seu fluxo de caixa são dois deles. O valor de suas ações no
mercado é a expressão da confiança que os acionistas e, em geral, a comunidade financeira têm no futuro da
empresa. Se a situação financeira da empresa é precária, se seu futuro, por exemplo, vê-se comprometido pelo
surgimento de um novo competidor, isso se refletirá em seu nível interno de confiança e na confiança que ela
irradia para a comunidade.
Informação e
conhecimento
Se dinheiro é poder, também o são a informação e o conhecimento. Quando se enfrenta um problema e se tem a
certeza de que se saberá como resolvê-lo, o nível de confiança com o qual se vai encará-lo será muito diferente
do que se tiver que pensar sobre o que fazer. O conhecimento outorga confiança e faz com que a pessoa aja. A
empresa de hoje repousa, como nunca, em suas reservas de conhecimento. Porém, novamente, tal conhecimento
não se encontrará só na capacidade de ação individual de seus membros, ainda que este seja, sem dúvida, um
aspecto importante. Tal conhecimento encontra-se, também, em sua estrutura. Ele é encontrado, por exemplo,
em suas tecnologias, em suas práticas de trabalho conjunto, em seus processos. Eles expressam capacidades
diferenciais de eficácia que são independentes dos indivíduos que participam deles.
Solidarie-
dade
interna
do sistema
No nível da empresa, a solidariedade interna é outro fator de importância na determinação do nível de confiança
do sistema. Dele resultarão distintos sentidos de atribuições e distintos níveis de compromisso entre seus
membros. Muitas vezes, mais que uma solidariedade pessoal entre os membros de uma equipe ou de uma
organização, o que se alcança é uma modalidade de vínculo afetivo mais abstrato, não tão distante de amor à
Pátria, mas desta vez, dirigido para a organização. A concorrência, em muitos casos, tende a transformar a
imagem do inimigo.
Valores
compartilhados
Os valores expressam aquilo a que damos importância. Toda cultura empresarial encerra determinados valores.
Muitos deles surgem de maneira espontânea, a partir do estabelecimento de determinadas práticas; outros são o
resultado do esforço para introduzi-los no sistema. Esses valores têm efeitos indiscutíveis nas ações dos
membros do sistema e no nível de desempenho da empresa. Trata-se, às vezes, de efeitos positivos, outras vezes,
de efeitos negativos. De qualquer forma, sejam quais forem os valores e tenham eles efeito positivo ou negativo
nas condições internas de confiança, o fato de que eles sejam mais ou menos compartilhados pelo conjunto dos
membros da organização gera, por si mesmo, um efeito adicional na confiança. Quanto maior o grau que tais
valores são partilhados, maior o nível de confiança.
Sentido
transcendente
do futuro
A confiança estabelece uma determinada relação com o futuro. Com confiança, observa-se um futuro mais
iluminado, mais convidativo e melhor. O fato de sentirem-se participando, hoje, da construção de um futuro,
confere a um número cada vez maior de trabalhadores um profundo sentido de vida, assentado no que hoje
fazem ou estão deixando de fazer. Isso implica um tipo de trabalho que alimenta a fé e a confiança no que está
fazendo, nas contribuições que estão efetuando, nas transformações das quais se é parte. Ao contribuir para gerar
esse sentido de transcendência nos trabalhadores, aumentará neles a confiança e incrementará sua capacidade de
desempenho, aprendizado e inovação.
Fonte: Echeverría (2002, p.13-19)