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Embora existam outros instrumentos de análise sugeridos por Orozco
Goméz (2000), priorizamos a análise qualitativa. O uso dessa metodologia não
exclui a possibilidade de termos alguns dados quantitativos, o que permite o
arrolamento de informações relacionadas à compreensão do Teleformar.
Os questionários fechados ou com questões objetivas, por exemplo,
servem de base para conhecimento dos informantes envolvidos e de aspectos
culturais em relação ao objeto e ao contexto televisivo. Nesse sentido, os
questionários apontaram informações sobre os entrevistados, como, por
exemplo, o fato de 80% costumarem assistir à televisão durante a semana, e
que o tempo médio semanal gasto diante da televisão é de 10 horas.
A segunda edição do Teleformar contou com 795 alunos concluintes dos
850 inscritos em 51 telepostos
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, espalhados por 17 estados brasileiros. O
questionário atingiu dez telepostos diferentes, priorizando dois, nos quais foram
selecionados os entrevistados. A média de idade dos entrevistados é de 38 anos
e meio, e o tempo médio de trabalho na instituição marista é de 7,2 anos; a
maioria acessa pouco a Internet para realizar tarefas do Teleformar ou
pesquisar. A maioria dos alunos afirma que não aprenderia mais e nem se
envolveria mais com o curso Teleformar se ele fosse presencial, e afirma que o
curso está dentro das expectativas. Dos 26 alunos entrevistados, 60% exercem
atividades em outras instituições similares, o que lhes permite fazer
comparações, principalmente quanto à importância do processo formativo
desencadeado pelo Teleformar. Alguns garantem que o aprendizado é
aproveitado também no trabalho em outras instituições.
Os questionários proporcionaram dados quantitativos, gerando as
informações introduzidas nas descrições dos grupos de entrevistados e na
descrição do objeto. As entrevistas, por sua vez, foram realizadas de forma
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Colégios da rede marista que integraram o Teleformar na segunda edição: Marista de Aracati (Aracati-CE), São Pio
X (Balsas-MA), Nazaré (Belém-PA), Alphaville e Dom Silvério (Belo Horizonte-MG), Aparecida (Bento Gonçalves-RS),
Centro Vocacional Marista (Bom Princípio-RS), João Paulo II (Brasília-DF), Aurora (Caçador-SC), Roque Gonçalves
(Cachoeira do Sul-RS), Maria Imaculada (Canela-RS), São Francisco (Chapecó-SC), Marista de Colatina (Colatina-
MG), Marista Criciúma (Criciúma-SC), Paranaense (Curitiba-PR), Medianeira (Erechim-RS), Cearense (Fortaleza-CE),
Marista de Goiânia (Goiânia-MG), Marista São Luís (Jaraguá do Sul-SC), Frei Rogério (Joaçaba-SC), Santanense
(Livramento-RS), São José (Montes Claros-MG), Marista de Natal (Natal-RN), Pio XII (Novo Hamburgo-RS), Marista
de Palmas (Palmas-TO), Conceição (Passo Fundo-RS), Marista de Patamares (Patamares-MG), Marista de Patos de
Minas (Patos de Minas-MG), Irmão José Otão, Irmão Weibert, São Pedro, Champagnat, Assunção, Rosário (Porto
Alegre-RS), Conceição (Recife-PE), São José (Rio de Janeiro-RJ), São Francisco (Rio Grande-RS), Marista de Salvador
(Salvador-BA), São Luis(Santa Cruz do Sul – RS), Marista Santa Maria (Santa Maria-RS), Santa Marta (Santa Maria-
RS), Marista Santo Ângelo (Santo Ângelo-RS), Maranhense (São Luis do Maranhão-MA), Glória (São Paulo-SP), Pio
XII (Surubim-PE), Champagnat (Taguatinga-DF), Diocesano (Uberaba-MG), Sant´Ana (Uruguaiana-RS), São
Francisco (Vacaria-RS), Marista de Varginha (Varginha-MG), Penha (Vila Velha-ES)