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considerada mais ou menos positiva, mas nunca negativa), optou-se pela inserção
da opção “sim” no quadro analítico. Em contrapartida, as respostas entendidas como
avaliação negativa resultaram na inserção do “não”. Em ambos os casos, contudo, a
opção pelo sim ou pelo não foi influenciada pelas respostas dadas pelo parlamentar
nas questões abertas.
Outro instrumento de pesquisa foi a observação dos parlamentares (das
ações, gestos e oratória) diante das câmeras da TVA, realizada nos dias 19 e 20 de
novembro de 2008
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. Tal instrumento se fez necessário diante da percepção de que
um deputado trabalha, concomitantemente, com pelo menos três “enquadramentos
interacionais” (MENICONI, 2005, p. 4) enquanto discursa no plenário: as interações
com outros deputados; com as pessoas nas galerias, visitantes que têm livre acesso
para assistir às sessões plenárias; e com o público telespectador. Assim, procurou-
se examinar, aqui, a performance dos deputados em frente às câmeras da TVA em
três momentos: a) o discurso na tribuna; b) interação com outros parlamentares; c)
interação com público e galerias. Para empreender essa análise, parâmetros
específicos de observação foram adotados: (1) gestos (naturais ou teatrais?); (2)
vocabulário (simples ou rebuscado?); (3) tom de voz (normal ou teatral?); (4)
conteúdo (comenta o que é de interesse de quem? A partir daí, defende ou ataca?);
(5) interação com outros deputados (normal ou teatral?); (6) assunto da reunião; (7)
Situação do plenário (cheio, vazio ou quase vazio); (8) fase do discurso
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(nas
reuniões discursos podem ser feitos em três momentos: na fase de oradores, num
aparte
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ou no fim da reunião, usando o artigo 70
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); (9) observações.
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Os dados e o quadro analítico estão no ANEXO C.
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Na ordem do dia há reuniões ordinárias e, eventualmente, reuniões extraordinárias. As reuniões são dividas
em duas partes e cada uma delas subdivida em duas fases. A primeira fase da primeira parte é chamada de
Expediente e dura 15 minutos. Aqui, ocorrem a leitura e a aprovação da ata da reunião anterior, além da leitura
da correspondência. A segunda parte, chamada de Grande Expediente, tem duração de uma hora, quando são
feitas apresentações de proposições e discursos dos oradores inscritos. Já na segunda parte, a primeira fase
pode durar até uma hora e serve para comunicações da presidência e apreciação de pareceres e requerimentos.
A segunda fase pode durar até duas horas e 15 minutos, quando são discutidos e votados os projetos de lei.
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Ocasião em que um deputado pede a palavra durante o discurso de outro deputado na tribuna.
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Artigo 70 - Segundo o artigo 70 do Regimento Interno, será facultado ao líder, em caráter excepcional, usar da
palavra pelo tempo que o Presidente da Assembléia prefixar, a fim de tratar de assunto relevante e urgente ou
responder a crítica dirigida à Bancada ou ao Bloco Parlamentar a que pertença. O parágrafo 1° estipula que,
quando o líder não puder ocupar a tribuna, poderá transferir a palavra a um dos seus vice-líderes ou a qualquer
de seus liderados. O parágrafo 2° determina que a palavra somente será concedida, em ambas as fases da
Ordem do Dia, depois de discutidas ou votadas as matérias nelas constantes. Em suma, é um artifício que os
deputados usam para falar depois da chamada da fase dos oradores, ao final da votação.