RESUMO
SILVA, Danielle Boing Bernardes. Compreendendo a problemática da violência
doméstica contra crianças e adolescentes para a promoção de novas possibilidades
de cuidado. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Centro de ciências da
Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
A violência doméstica contra crianças e adolescentes, hoje, demonstra o que ao longo da
história vem acontecendo, um descaso com estas, esclarecendo a verdadeira face das
relações familiares que estão presentes cotidianamente. È evidente que a violência presente
atualmente é o reflexo de como esses sujeitos estão sendo cuidados e percebidos na
sociedade, ou seja, meramente como simples objetos, reforçando também como isso é um
fator ponderante para justificar todas as barbáries que estão acometendo a humanidade.
Quando se propõe a realizar uma revisão daquilo que já foi ou está sendo dito e discutido
sobre o fenômeno da violência pelos profissionais de enfermagem é para ter subsídios e
poder ter um maior aprofundamento sobre a temática. Juntamente com o aprofundamento
teórico, este foi a base para a discussão das dificuldades que permeiam o fenômeno da
violência. Portanto, com o intuito de reconhecer as dificuldades que estão inerentes no
cuidado a criança e adolescente vítima de violência doméstica e a partir destas encontrar
novas possibilidades, propôs-se analisar a problemática da violência doméstica contra
crianças e adolescentes manifestada pelos profissionais de enfermagem da unidade de
internação pediátrica à luz do referencial problematizador de Paulo Freire e do pensamento
complexo. Propôs-se, a realização de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, no
sentido de buscar em torno da violência doméstica contra crianças e adolescentes, suas
particularidades, principalmente, as sociais encontradas nas falas dos sujeitos e da
pesquisadora, atributos que permitem identificar sua verdadeira face e distinção dos demais
tipos de violências ou situações complexas e as condições que determinam ou pressupõem
sua natureza, tendo uma compreensão mais ampla da realidade estudada e perceber sua
complexidade. Foi escolhida uma Unidade de Internação Pediátrica de um Hospital-Escola
geral situado na região Sul do Brasil, a pesquisa nesta instituição, oportunizou somar
experiências e atuar em ações propostas que possibilitaram promover novas possibilidades
de cuidados a esta clientela e contribuiu para a construção de um cuidado humanizado na
enfermagem. Os sujeitos envolvidos no processo de sensibilização no qual se constituem os
resultados foram 11 profissionais de enfermagem atuantes na unidade de internação
pediátrica que assistem às crianças e adolescentes. Os dados coletados nesta pesquisa-
ação originaram-se de encontros coletivos ocorridos sob a forma de 5 oficinas. Para
delimitar e desenhar as questões pontuais das discussões, pautou-se, preferencialmente,
nas questões relacionadas à própria problemática, à vítima, ao agressor e à família e, as
relacionadas aos aspectos profissionais, pois estavam de acordo com os pontos-chave
levantados pelos sujeitos. As categorias analíticas tecidas foram: família, profissional,
violência e novas possibilidades de educar-cuidar. Para estas, as discussões geradas na
prática educativa/interativa/investigativa proporcionaram um avanço significativo no cuidado
prestado. Apesar destas categorias terem permitido uma reflexão profunda e esclarecedora,
principalmente por terem promovido novas possibilidades de cuidado, algumas delas como
o cuidado ao cuidador e a abordagem as vítimas e sua família necessitam ser ainda
revisitadas pois são consideradas dificuldades que devem ser discutidas e superadas. Com
o avanço teórico das dificuldades relacionadas à violência doméstica, pode-se perceber que
elas regem certamente às condutas, sendo que, estas sim, impedem um cuidado de
qualidade. Delimitar e perceber como elas impossibilitam esse cuidado, esclarece a
verdadeira essência das questões que estão impossibilitando de assistir crianças,
adolescentes e suas famílias, vítimas de violência doméstica.
Palavras-Chave: Violência doméstica contra crianças e adolescentes. Pensamento
complexo. Pedagogia problematizadora. Cuidado de enfermagem.