Quanto ao Plano Escolar, este não estava disponível na instituição de ensino.
Nas avaliações individuais constavam itens relativos ao desenvolvimento da criança,
tais como: data de início das aulas; período sem freqüência (em caso de crianças que se
ausentaram); coordenação motora (pular, brincar, subir, descer, imitar, agachar, comer,
rastejar); hábitos de higiene (higiene bucal, uso do banheiro, lavar as mãos); características
pessoais (espírito de liderança, timidez, alegre, meiga, dócil, quieta, não demonstra
sentimentos e emoções, demora para responder ao meio, gosto por elogios, comunicativa,
chorona, inteligente, insegura, independente, fechado, caprichosa, fase de egocentrismo);
características da aprendizagem (escrita do nome, reconhecimento da letra inicial, cores,
números e quantidades, uso de rabiscos, identificação do crachá, dificuldades na escrita,
reprodução de histórias, desenvolvimento da noção de espaço, tempo e lateralidade,
linguagem oral, memorização, manipulação de objetos, reprodução de histórias e músicas) e
comportamentos apresentados (agressividade, xingar, subir em cadeiras, chorar
incessantemente, morder, dificuldade de interação, desobedecer, desafiar, contrariar, provocar,
falta de limites, não seguimento de regras e distração).
Na Tabela 5 estão contidos todos os comportamentos descritos na avaliação individual
e sua freqüência realizada por professores da escola EMC. Nas avaliações do maternal, do
jardim I e II e etapa básica os comportamentos relatados com maior freqüência relacionavam-
se à coordenação motora, realização de atividades de forma independente e dados da
aprendizagem. É possível perceber uma grande variedade de comportamentos relatados, tanto
de comportamentos adaptativos quanto à apresentação de comportamentos-problema.
Também é possível verificar que na avaliação alguns comportamentos são descritos enquanto
outros não são relatados na avaliação de outra criança na mesma sala de aula. Por exemplo:
numa mesma sala nem todas as crianças são avaliadas quanto a sua coordenação motora e a
capacidade de realizar de forma independente as atividades.
Os comportamentos descritos variavam de acordo com a criança e as características de
cada professor. Dos comportamentos encontrados, vários eram descritos em relação a uma
mesma criança, por exemplo: “o aluno A é bastante agressivo e provocador com os demais,
nunca gosta de ser contrariado”.
Tabela 5 – Distribuição da freqüência de comportamentos encontrados nas avaliações individuais
realizadas pelas professoras da escola EMC
Comportamento descrito Freqüência