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1.2.1. – Caracterização da clientela
O Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral atende a uma clientela heterogênea,
incluindo alunos oriundos das escolas públicas municipais de ensino fundamental, de escolas
supletivas e de escolas particulares.
O nível sócio-econômico é muito variável, convivendo alunos de classes populares e
de classe média. A área geográfica atendida pela escola também é muito abrangente, além de
recebermos alunos dos bairros próximos, incluindo as áreas, como Vidigal , Rocinha, Dona
Marta, recebemos alunos de bairros mais distantes, como Jacarepaguá, Campo Grande e Santa
Cruz.
Essa diversidade se reflete nos aspectos culturais e educacionais. Do ponto de vista
cultural nossa clientela sintetiza as diferenças étnicas e regionais do povo brasileiro,
fornecendo material especialmente enriquecedor para um currículo que enfatize a formação do
cidadão crítico e participante, contextualizando em seu meio sócio-histórico, agente e
transformador de sua cultura.
1.2.2. – Diagnóstico pedagógico
Nosso currículo é baseado ainda em aspectos que lembram o racionalismo acadêmico,
contudo, com esforço, procuramos desenvolver atividades para um processo cognitivo de
auto-realização do aluno, voltado para o enfoque do currículo de reconstrução social.
As dificuldades para a sua implementação de forma satisfatória, advém da
heterogeneidade do corpo docente na sua formação profissional, nas suas atitudes e
convicções, as quais deverão ser respeitadas, porém necessário se faz, que haja um ideal
pedagógico comum.
É importante, também, que haja uma conscientização quanto à falta de suporte
pedagógico, físico e material, mercê de melhores atenções da SEE.
De acordo com o ponto de vista educacional e as decisões acima expostas, percebemos
a necessidade de trabalhar as diversas formas de visão do mundo, através das diferentes
disciplinas integrando conteúdos, construindo o conhecimento em bases científicas e
desenvolvendo a capacidade de reflexão e abstração, para qualquer tipo de atuação
profissional e/ou a continuidade dos estudos, considerando as exigências de uma educação
permanente e continuada.
2 - MISSÃO
Tornar a Escola um centro de referência na Formação para o Magistério na área do 1º
segmento do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.