7
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM SAÚDE E GESTÃO DO TRABALHO
Área de Concentração: Saúde da Família
COMPETÊNCIAS PARA PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO
DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO DE ENFERMAGEM
RESUMO:
Na tentativa de dar conta das mudanças ocorridas nas últimas décadas, vários
ajustes educacionais vêm sendo realizados. Estas tentativas têm em comum a
afirmação de uma escolaridade básica mais prolongada e a proposta de uma
educação profissional mais abrangente e, portanto, para além das técnicas de
trabalho. A tendência generalizada nas políticas de educação profissional refere-se à
opção por uma organização curricular com foco no desenvolvimento de
competências durante a formação de profissionais de nível médio da área da saúde.
Com uma definição mais específica das competências necessárias para estudantes
de cursos de nível médio de Enfermagem, para promoção e educação em saúde,
percebe-se a necessidade de uma avaliação crítica da disciplina Educação em
Saúde, proposta no plano de curso de duas Instituições de Educação Profissional,
pública e privada. Esta pesquisa teve como objetivo identificar o desenvolvimento de
competências para promoção e educação em saúde nas práticas curriculares em
nível técnico de Enfermagem. A abordagem foi qualitativa, através de um Estudo de
Caso, onde serviram como fonte de dados o Projeto Político Pedagógico, a Grade
Curricular, os Planos de Ensino da Instituição e os Referenciais Curriculares
Nacionais da Educação Profissional de nível Técnico, que foram submetidos à
análise de conteúdo temática documental, através da técnica de Blocos de
Informação, e para a obtenção de maiores informações, foi realizado também um
roteiro de entrevista semi-estruturada com os docentes da disciplina Educação em
Saúde. Foram obtidos dados significativos, no qual foi identificado que o sentido
atribuído às práticas curriculares em relação à Promoção da Saúde, tinha
significados aproximados com a prevenção. Surge a necessidade da abordagem de
temáticas como as políticas públicas, o histórico da saúde no Brasil, o Sistema Único
de Saúde, o conceito ampliado de saúde, além da educação em saúde como bases
para a Promoção da Saúde. Através da síntese propositiva foi possível propor
mudanças nas competências propostas nos Planos de Curso das Escolas
envolvidas. Visando a formação de profissionais através do desenvolvimento de
competências, com perfil adequado, para atuar no modelo de promoção à saúde,
idealizado, de atenção integral à saúde, atendendo as necessidades do mercado de
trabalho, ressaltando a contra-hegemonia ao preconizado atualmente pelo SUS.
Palavras-chave: competências, educação profissional, educação em saúde.