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GONDIM, C. B. Competências Gerenciais Relevantes e em Desenvolvimento no
Setor Hoteleiro de João Pessoa – PB. 2008. 203 p. Dissertação (Mestrado em
Administração) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.
RESUMO
A crescente competitividade no mercado de trabalho do setor hoteleiro vem
exigindo dos gestores uma busca constante de novas competências que atendam as
demandas de suas funções específicas. Considerando a escassez de estudos no setor
em questão, sobre quais seriam estas competências gerenciais e como as mesmas
vêm sendo desenvolvidas, optou-se pela realização da presente pesquisa com o intuito
de suprir essa lacuna teórica detectada. Sendo assim, tal trabalho tem como objetivo
identificar as competências existentes e em desenvolvimento consideradas relevantes,
para a Gestão no setor hoteleiro de João Pessoa – PB. Para tanto, realizou-se um
estudo de casos múltiplos em três empresas de médio porte do setor hoteleiro do
município mencionado. Durante todo o trabalho, optou-se pela utilização do Diagrama
de Recursos de Competências, proposto por Ruas (2001), como referencial teórico,
sendo o conceito de Competências subdividido em Conhecimentos, Habilidades e
Atitudes. Após a revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo a partir da
aplicação de questionários, que contou com a participação de 14 gestores dessas
organizações. Para o tratamento dos dados coletados foi adotada a técnica de análise
de conteúdo por temas, considerando quatro variáveis: 1) Perfil de Formação
Profissional; 2) Cursos e Treinamentos para o Desenvolvimento Gerencial; 3)
Competências Gerenciais; e 4) Aquisição e Desenvolvimento de Competências
Gerenciais. Seguindo uma abordagem quanti-qualitativa, inicialmente os dados foram
analisados por empresa, e depois foi realizada uma síntese geral destes - o que
permitiu compará-los com as informações obtidas na revisão teórica. Dentre os
principais resultados obtidos encontram-se os recursos de competências mencionados
como relevantes, segundo a percepção dos gestores, e a partir da revisão teórica
realizada - incluindo um total de 15 conhecimentos; 11 habilidades; e 30 atitudes.
Concluiu-se ainda que, as competências identificadas como relevantes para o
segmento hoteleiro caracterizam-se como “multifuncionais”, sendo comuns aos
diferentes cargos gerenciais e setores analisados. Dentre as competências em
desenvolvimento, duas foram mencionadas como resultantes tanto dos cursos
oferecidos pelas organizações, quanto daqueles buscados pelos gestores por iniciativa
própria, que são: “saber atender às expectativas dos clientes” e “saber cultivar
relacionamentos interpessoais”. Além disto, a prática diária da profissão foi considerada
a forma de aprendizagem mais importante para o desenvolvimento de competências,
segundo a percepção dos participantes da pesquisa.
Palavras-chave: Competências Gerenciais; Desenvolvimento Gerencial; Aprendizagem
Individual; Setor Hoteleiro.