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RECURSOS HUMANOS
PROJETO IMPLANTAÇÃO
Convidar, selecionar e obter comprometimento de
professores, tutores, gestores e pessoal de apoio é um
grande desafio. O fato de, na maioria das IFES
(Instituições Federais de Ensino Superior), a EaD ser
considerada uma atividade paralela e remunerada,
por um lado motiva a participação, mas por outro
torna o ciclo “só faço se pagar para fazer”, algo
difícil de ser gerenciado. A capacitação e a seleção
dos atores é uma etapa que exige um bom
planejamento, pois cronogramas e custos e
disponibilidade dos participantes nem sempre
correspondem ao que foi definido. Conciliar e
motivar os diferentes interesses e atividades da
equipe é um grande desafio.
Na maioria das IFES, principalmente na fase de
implantação de cursos novos, existem poucos
recursos humanos capacitados e muitos não são
comprometidos com o projeto. Os cursos de
capacitação são, algumas vezes, muito experimentais
e pouco valorizados pelos participantes. Os cursistas,
muitas vezes, tem pouco domínio das diferentes
mídias necessárias para a elaboração do material
didático e uso das plataformas de EaD. Os
professores tendem a reproduzir o modelo
presencial, desconhecem o aluno dos cursos na
modalidade a distância e não adotam formas
adequadas de avaliação. Os tutores muitas vezes
estão despreparados para a função, sem domínio das
plataformas e sem conhecimento claro do seu papel
(conteudistas ou orientadores educacionais) e assim
não garantem a mediação e interlocução necessárias.
Há muita discrepância na atuação de diferentes
tutores numa mesma turma e muitas vezes as
seleções apresentam dificuldades em preencher as
vagas com pessoas com o perfil previsto. Os gestores
têm dificuldades em adotar modelos de gestão que
comportem os desafios da EaD. Em termos dos
alunos, o grande desafio é conter ou minimizar a
evasão. Os alunos, como em sua maioria estão em
serviço, têm pouca disponibilidade de tempo para os
estudos, não dominam as tecnologias e, muitas
vezes, os pólos não preparam e não oferecem meios
para que eles tenham acesso às mídias e à internet.
Quadro 9: Desafios de recursos humanos na EaD
Fonte: Campos e Costa Junior (2006).
Nesse cenário, diferentemente do processo dos cursos presenciais, em que o professor
realiza um trabalho solitário, conta-se com a colaboração, não apenas do professor
responsável pela direção no que se refere aos conteúdos abordados e pela avaliação do
educando, mas de toda uma equipe (AZEVEDO, SATHLER, 2008).
Além desse aspecto, os autores ressaltam que a prática da EaD, em espaços não
definidos e em tempos nem sempre determinados, expõe o trabalho docente a uma avaliação
constante de seus pares e de todos os envolvidos, independentemente de estarem participando
do mesmo momento no curso. Porém, essa prática não limita a criatividade do docente, mas a
transforma em um desafio constante de superação dos seus limites, não apenas de domínio do
conteúdo, mas também àqueles ligados ao aparato tecnológico.
É preciso considerar a formação de técnicos e engenheiros, suportes das tecnologias
dentro de estabelecimentos de ensino e de pesquisa, a formação de docentes, a
formação dos responsáveis pela tomada de decisões. Esta última é a condição
necessária para o ingresso das NTIC no mundo científico. É fundamental convencer
às autoridades políticas e institucionais da pertinência destas tecnologias como fator
de desenvolvimento e de modernidade (OILO, 1998, p. 14).