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Cabe então aos artistas, instituições, profissionais da área e a todos que
compreendem a importância da arte enquanto representação de uma sociedade unir-
se e juntos buscarem em outras instâncias, alternativas que auxiliem na
sobrevivência da dança, caso contrário, estaremos velando aquilo que poderia ser
um ato de repensar ações que articulam a construção de novos caminhos.
Este projeto tenciona modificar o tradicional olhar de construção cênica e através de
um intenso processo de 4 meses de trabalho, pretende envolver:
- Intérpretes independentes da dança paulista, que dividirão a performance cênica
com elenco da Cia. 2;
- Estudantes-estagiários dos últimos semestres de graduação da Universidade
Anhembi Morumbi – Dança e Movimento, que se encarregarão da documentação;
- Elenco da Cia. 2;
- Iluminador-estagiário (parceria entre Brasil/Espanha, atualmente residente no
BSCP para aprofundamento na área), que desenvolverá o light-desing;
- Diretor convidado;
- Pesquisadores nacionais;
- Parceria entre os corpos estáveis do município (BCSP e TM); e
- Parceria entre o poder público (BCSP) e a iniciativa privada (Sesc).
Para que esta proposta atinja uma importância ímpar e distenda os limites de
abrangência, estamos propondo aliar a prática do fazer e do pensar a dança. Para
tanto, serão convidados quatro pesquisadores da área da dança, preferencialmente
um de cada universidade para acompanhar e dar suporte teórico aos trabalhos de
criação, (diferentes abordagens sobre aspectos da composição coreográfica) do
princípio ao final do processo. Também, as apresentações direcionadas ao público
em geral serão acompanhadas de discussões mediadas pelos acadêmicos
convidados. E, ainda, as discussões resultantes no decorrer do processo se traduzirão
em material para seminários a serem realizados nas universidades participantes.
Os intérpretes paulistas independentes Déborah Furquim, Patrícia Werneck, Ricardo
Iazzetta e Roberto Alencar são a priori os escolhidos para trocarem experiências e
desenvolverem o processo juntamente com o elenco da Cia. 2 do Balé da Cidade de
São Paulo.
Para atuar na direção artística desta obra, será convidada a coreógrafa gaúcha Sigrid
Nora
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, que através de seu profissionalismo e competência vem contribuindo
sensivelmente para a construção de fortes alicerces não só da dança no Rio Grande
do Sul, mas da dança brasileira. Também na direção estará Ana Teixeira, cujo
trabalho vem sendo reconhecido pelo público e crítica por todos os projetos por ela
propostos ao BCSP.
A criação dos figurinos, bem como da cenografia, ficará a cargo dos alunos
estagiários dos Cursos de Graduação em Dança e Artes do Corpo da universidade
acima referida. A proposta prevê a adequação e reciclagem de materiais,
provenientes na sua maioria de brechós e ou disponibilizados pelo acervo do BCSP.
O principal objetivo desta união entre os mais diversos profissionais da área artística
via iniciativa do BCSP tem a intenção de refletir e abrigar discussões sobre o
emaranhado de experiências corporais e intelectuais de cada participante, além de
elaborar e organizar o material resultante sob forma de um produto cênico. A
princípio o interesse recai sobre questões como: O que acontece quando essas
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Pesquisadora, coreógrafa e bailarina. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP é docente no Departamento de
Artes e de Educação Física da UCS-RS. Fundou e dirigiu a Escola Preparatória de Dança e a Companhia Municipal de
Dança de Caxias do Sul (1997-2004). Foi diretora do Teatro Municipal e da Galeria Municipal de Artes de Caxias do Sul
(2001-2004). É autora do livro Raízes (Caxias do Sul, Lorigraf, 2003). É membro da Red Sudamericana de Danza,
integrante da Câmera Setorial de Dança da Funarte e conselheira titular das Artes Cênicas na CNIC/MINC. (Nota da
autora).